Prefeitura-Bairro Centro/Brotas já faz 100 atendimentos por dia

Funcionando em sua sede inaugurada há menos de mês na Praça da Sé, a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas já realiza cerca de 100 atendimentos diariamente, sendo a maior parte demandas relacionadas aos programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família. A unidade é uma das dez que serão instaladas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de descentralizar a oferta de serviços da administração municipal e de instituições parceiras. No final mês, a Prefeitura entrega à população a unidade de Itapuã e, em abril, será a vez da unidade de Cajazeiras.

“Com o modelo das Prefeituras-Bairro, o cidadão não precisa sair de seu bairro para buscar os serviços oferecidos pelo município e também reivindicar obras e intervenções importantes para o local onde mora”, explica coordenador do projeto, Reinaldo Braga. Em algumas unidades serão oferecidos ainda serviços prestados por instituições parcerias da administração municipal, como INSS, Tribunal de Justiça e a Farmácia Popular.

Primeira a ser inaugurada, a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas conta com seis guichês onde o público encontra serviços dos seguintes órgãos: Secretaria da Ordem Pública (Semop), Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Superintendência de Controle do Uso e Ordenamento do Solo (Sucom), Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) e Defesa Civil (Codesal). A unidade tem ainda dois postos de atendimento da Limpurb e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

Cada órgão está presente com diferentes serviços. Na Semps, por exemplo, são oferecidos serviços como cadastramentos em programas sociais. Já na Sucom, o cidadão pode consultar a liberação de alvarás e outros processos, enquanto na Codesal tem a possibilidade de solicitar vistorias em áreas de risco. No guichê da Transalvador, são emitidas autorizações especiais de trânsito.

O gestor da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Ivan Mariani, conta que a unidade realiza cerca de 100 atendimentos dias, sendo que maior parte é busca de cadastramento e recadastramento. Também se destacam os pedidos para intervenções em áreas como limpeza e iluminação. Outra grande procura é pela Operação Tapa-Buraco da Sucop.

“Nós já temos uma parceria com a Sucop e contamos com uma equipe exclusiva para atender ás demandas da Prefeitura-Bairro”, diz Mariani. De acordo com ele, no geral, no caso de uma obra de infraestrutura de pouca complexidade, o requerente recebe a resposta dentro de 48 horas e o trabalho é iniciado em cerca de uma semana.

Novas unidades – Mais quatro Prefeituras-Bairro já têm gestores nomeados e sedes com obras em andamento. São as elas as unidades das regiões de Itapuã, Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Cidade Baixa. Todas elas contarão com estrutura maior do que a unidade do Centro/Brotas, formada por seis salas e 15 guichês.

Em fase de finalização, sede de Itapuã ficará localizada na Avenida Dorival Caymmi, onde antes funcionava a administração regional do bairro. O prédio foi totalmente reformado e climatizado. O prédio contará com serviços públicos municipais e uma Farmácia Popular, que vende com medicamentos com preços subsidiados para a população. O mesmo padrão valerá para as demais unidades que serão inauguradas até o fim do ano.

A Prefeitura-Bairro de Cajazeiras terá sua sede em Cajazeiras 8, num prédio em frente ao Hospital Jaar Andrade. A unidade vai atender a uma população estimada pelo IBGE em 300 mil pessoas que vivem em toda região. As obras no Subúrbio Ferroviário, com sede na Rua Pará, em Paripe, e da Cidade Baixa, na Rua Porto dos Mastros, já estão em andamento e serão entregues ainda neste primeiro semestre.

Reinaldo Braga explica que, mesmo sem as sedes finalizadas, os gestores nomeados percorrem pessoalmente as ruas, levantando as demandas juntos à população. “Esses dados são posteriormente passados para os órgãos responsáveis pelo atendimento de cada caso”, conta.https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1/1470200_577672722307988_1697991561_n.jpg