Prefeitura-Bairro de Itapuã vai beneficiar 350 mil pessoas

A Prefeitura entregou hoje (29), dia do aniversário de Salvador, a Prefeitura-Bairro de Itapuã, que atende também aos moradores da região da orla até Ipiranga. O prédio, localizado na Avenida Dorival Caymmi (no NACS), possui 500 metros quadrados, 15 guichês de atendimento, seis salas, 32 funcionários e a previsão é de beneficiar 350 mil pessoas. São oferecidos serviços de órgãos municipais e a estrutura contará ainda com guichê do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), balcão de conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Junta Militar e Farmácia Popular.

ITAPUA3102

Cada órgão está presente com diferentes serviços. Na Secretaria Municipal de Promoção Social (Semps), por exemplo, são oferecidos serviços como cadastramentos em programas sociais. Na Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), o cidadão pode consultar a liberação de alvarás e outros processos, enquanto que na Codesal tem a possibilidade de solicitar vistorias em áreas de risco. No guichê da Transalvador, são emitidas autorizações especiais de trânsito, e no da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), podem ser feitas solicitações para tapa-buraco.

PREFBAIRROITAPUA3102

“Esse modelo de descentralização administrativa que implantamos em Salvador tem dado tão certo que já vai ser copiado por outras cidades, como Simões Filho e Candeias, que vieram conhecer a nossa experiência”, informou o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho. Ele ressaltou que as próximas regiões a receberem sedes da Prefeitura-Bairro são Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Cidade Baixa. A primeira, já em pleno funcionamento, foi instalada no Centro Histórico e atende também á região de Brotas.

O prefeito ACM Neto lembrou que as Prefeituras-Bairro levam os serviços públicos para mais perto dos cidadãos. “Como prefeito, eu mesmo irei despachar nos bairros, como já tenho feito toda semana”, salientou. Para o segundo semestre, estão previstas as inaugurações das unidades da Barra, Pau da Lima, Cabula, Valéria e São Caetano. Em 2015, serão entregues dois postos avançados, sendo um na Pituba e outro em Brotas.