Prefeitura-Bairro Itinerante atende população de São Tomé de Paripe

O condomínio Recanto do Mar, em São Tomé de Paripe, foi o mais novo beneficiado pelo projeto Prefeitura-Bairro Itinerante, realizado na manhã desta sexta-feira (8) na localidade. Cerca de 500 pessoas foram atendidas para serviços diversos, a exemplo da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), Cartão SUS, Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e verificação de processos do Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), que foram os mais procurados. Além disso, os cidadãos também contaram com atendimento para o programa Primeiro Passo, orientações da Diretoria de Ações de Proteção ao Consumidor (Codecon) e registros na Ouvidoria Geral do Município (OGM).

“Ficamos muito felizes com o resultado do primeiro semestre das nossas Prefeituras-Bairro Itinerantes. Foram quase cinco mil atendimentos espalhados por todas as regiões da cidade, aproximando a Prefeitura do cidadão. Sabemos que ainda podemos fazer mais e, no segundo semestre, vamos acelerar ainda mais o passo, levando serviço para quem precisa”, disse o secretário geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Kaio Moraes.

A vendedora Patrícia dos Santos, de 41 anos, aproveitou a oportunidade para procurar atendimento no Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. “Eu não tinha o cadastro e estava precisando muito e essa oportunidade foi boa. Ficou viável para nós, moradores, porque não precisamos enfrentar muita fila. Gostei muito da ação aqui na comunidade, foi rapidinho”.

A jovem Jennifer dos Santos, de 18 anos, que passou a morar sozinha em 2022, deu entrada no Auxílio Brasil após indicação da mãe para que acessasse o benefício. “Ter o serviço aqui é bastante importante para nós, não temos tanto trabalho de ir longe. O auxílio vai ser bem útil agora que estou sozinha, pra ajudar a me manter”.

Também com 18 anos, o jovem Vinícius Santos é morador do condomínio e também aproveitou para ter acesso aos serviços bem perto de onde reside. “Quando soube que teria a ação aqui gostei muito porque não preciso pegar transporte e ir longe, isso é muito bom”.

Balanço – Durante o primeiro semestre de 2022, a iniciativa esteve presente nas comunidades de Capelinha de São Caetano, Alto de Coutos, Vasco da Gama, Arenoso, Engenho Velho de Brotas, Cajazeiras, Nova Brasília de Valéria, Uruguai, Boiadeiros, Fazenda Coutos, Pau da Lima, Castelo Branco, Campinas de Pirajá e Nordeste de Amaralina. No período, foram contabilizados pouco mais de 4,5 mil atendimentos, com uma grande procura pelo CadÚnico, que contabilizou, sozinho, mais de 1,7 mil acessos ao serviço.