Prefeitura-Bairro realiza mais de 600 mil atendimentos em 2021

As dez unidades das Prefeituras-Bairro de Salvador ultrapassaram, em 2021, a marca de 600 mil atendimentos à população soteropolitana. Criada com objetivo de descentralizar as ações oferecidas pelos órgãos municipais, sem que haja necessidade de deslocamento do cidadão ao centro da cidade, as estruturas têm se destacado pela grande procura e pelos diversos serviços proporcionados, como poda de árvore, manutenção da iluminação pública e cadastro no CadÚnico, entre outros.

Para o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, a importância desses serviços para a população é notada na marca expressiva de atendimentos realizados. “As PBs representam a ponta mais próxima da Prefeitura com a população. Encontramos muitos desafios no decorrer no ano, especialmente devido à pandemia, que nos fez reduzir o número de serviços ofertados por alguns meses. Felizmente, conseguimos retomar o ritmo, sempre prezando pelos cuidados determinados pela Organização Mundial de Saúde”.

Os serviços mais procurados pela população durante 2021 foram a marcação de consultas e exames (130.869 atendimentos) e dispensação de medicamentos (85.996). A liderança na procura ficou com o Cartão SUS (145.792), que se mostrou como fundamental para que os cidadãos possam realizar a atualização cadastral e receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 nas próprias unidades, logo após a regularização do cadastro. Foram disponibilizadas mais de 10 mil doses da vacina, entre os meses de agosto e setembro.

“Consegui atualizar meu cartão SUS, do meu esposo e ainda fiz a 1ª via do cartão SUS da minha pequena, Maria Laura, de apenas 23 dias. Atendimento foi bem rápido e prático”, afirmou Izamara Rocha, moradora de Macaúbas.

Prefeitura-Bairro Itinerante – Em 2021 a Prefeitura–Bairro Itinerante, quando os serviços da PB são realizados em mutirão em locais ainda mais próximos da comunidade, foi impactada pela pandemia, tendo sido realizadas apenas cinco edições em bairros da cidade – Brotas, Chapada do Rio Vermelho, Periperi, Cajazeiras e Pernambués. No total, foram realizados mais de mil atendimentos, uma média superior a 200 por edição. Os serviços mais procurados foram Cadastro Único, testagem Covid-19 e Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Mutirão de vacinação – A Prefeitura-Bairro participou do Mutirão de Vacinação contra a Gripe, onde mais de 5.750 doses foram aplicadas nas dez unidades. Somente na PB Itapuã foram cerca de 1.150 pessoas imunizadas.

“É muito gratificante saber que a Prefeitura-Bairro é parceira do cidadão, principalmente no período pandêmico que estamos vivendo. Nossas unidades serviram de apoio à população, imunizando cerca de seis mil cidadãos. É a Prefeitura-Bairro lado a lado com o soteropolitano, unidos por uma Salvador melhor”, enfatizou o secretário Kaio Moraes.

Hora Marcada – Os atendimentos nas dez Prefeituras-Bairro são realizados mediante agendamento prévio – respeitando a hora marcada – através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br ou pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.