Prefeitura capacita profissionais do Mais Médicos

A Secretaria Municipal da Saúde promove a capacitação de 16 profissionais – cinco deles estrangeiros – participantes do programa Mais Médicos, que vão reforçar o atendimento nos postos de saúde de Salvador. As atividades, iniciadas na segunda-feira (16), acontecem até esta quarta-feira (18) no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela. A programação conta com palestras sobre Saúde Mental, Urgência e Emergência, Atenção Básica, Rede Cegonha, Saúde Bucal, Assistência Farmacêutica e Sistemas de Informação, além de visitas ao Pronto-Atendimento e Samu.

Na abertura da capacitação, foi apresentado o trabalho da atenção básica dentro das unidades e o mapa das regiões contempladas pelo programa, a exemplo dos distritos sanitários de Itapagipe, Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras, São Caetano, Valéria e Pau da Lima. A diretora da Assistência a Saúde da SMS, Luciana Peixoto, frisou a parceria dos conselhos e coordenação de bairros na atuação ao lado aos profissionais, “não só no sentido de fiscalizar, mas promover uma parceria amistosa com as comunidades“.

O membro do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Antonio Sampaio, que faz espera que o programa venha atender à expectativa da população. “Precisamos de um atendimento digno onde o que prevaleça seja a prevenção”, afirmou.

O médico angolano Francisco Manoel Pegado, radicado em Portugal e formado área de medicina familiar desde 1995, se mostrou muito entusiasmado com o programa. “É uma correta justiça nos anseios da população mais carente no Brasil. Estas pessoas precisam de um tratamento digno e mais respeitoso pelos governantes”.

Programa – Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria aos usuários do sistema de Saúde, que prevê mais investimentos em infra-estrutura em hospitais e unidades de Saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausências desses profissionais. Dentro da reestruturação da atenção básica a SMS vem investindo em melhorias estruturais dos postos de saúde, bem como na recomposição de equipes de trabalho e convocação de profissionais aprovados em concurso, além de capacitação e inscrição nos programas de Valorização Profissional (Provab) e Mais Médicos.