Prefeitura capacita profissionais para ampliar oferta de alimentação saudável

A Prefeitura vai capacitar 240 funcionários, entre nutricionistas e manipuladores de alimentos, para o cumprimento das metas do Acordo de Cooperação de Alimentação Sustentável, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O treinamento acontece em sete encontros, a serem realizados no Subúrbio 360, em Coutos, a partir da próxima quarta-feira (18).

As turmas serão divididas em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 16h. De uma só vez, a iniciativa amplia a oferta de cardápio da merenda escolar na rede municipal, adicionando alimentos mais saudáveis a exemplo de verduras, legumes, grãos e frutas, ao passo que reduz a ingestão de gorduras saturadas.

A coordenadora de Alimentação da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Emília Coelho, explica que o objetivo principal da atividade é treinar os agentes da alimentação escolar, dentre nutricionistas, manipuladores de alimentos e demais integrantes do Conselho de Alimentação Escolar, para que conheçam e aprendam a produzir receitas saudáveis dentro das unidades, visando implementá-las na rede, sem o uso de proteína animal.

“Inicialmente, serão capacitados 40 nutricionistas e 200 manipuladores de alimentos. Após a capacitação, as receitas trabalhadas no treinamento serão implementadas nas escolas, junto com atividades educativas. A iniciativa tem como vantagem a incorporação de opções nutritivas, saudáveis e sustentáveis no cardápio da alimentação escolar, como também a promoção da educação nutricional e ambiental, estimulando hábitos saudáveis e conscientes, levando à promoção de saúde e sustentabilidade”.

Os novos ingredientes serão introduzidos de forma gradual, ao passo que os alunos vão se adaptando à medida, alcançando mais de 10 milhões de refeições ao ano e beneficiando cerca de 170 mil estudantes. A iniciativa reúne a Smed e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a organização Humane Society International (HSI) e o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB).

Capacitação – No dia 18 de maio, a capacitação será exclusiva para nutricionistas. Os dias 25 e 27 deste mês serão dedicados à 1ª turma de manipuladores de alimentos. Nos dias 1º e 3 de junho será a vez da 2ª turma de manipuladores. Já a 3ª turma terá treinamento nos dias 8 e 10 do mês.