Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura certifica mais 245 participantes de programas de capacitação municipal

Três iniciativas criadas para estimular a geração de emprego e renda, na capital baiana, resultaram na qualificação de mão de obra para fortalecer o mercado de trabalho na cidade. Nesta terça-feira (10), a Prefeitura certificou 165 ambulantes que atuam na Barra, após a conclusão da terceira etapa do programa Sou Salvador, vinculado ao projeto Empreenda Salvador. Também foram contempladas 50 alunas, que concluíram cursos ofertados pelo programa Marias na Construção, além de outras 30 oriundas do programa Energia Solar. 

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) Semdec, a secretária Mila Paes destacou que os programas focam nas áreas mais críticas da cidade e na capacitação de ambulantes que, em muitos casos, são a grande vitrine de Salvador para o turista. “Investir nesse público empreendedor é muito importante, pois qualifica o atendimento prestado ao turista, em um momento em que a cidade está recebendo muitas pessoas”. O programa capacitou, anteriormente, os ambulantes do Centro Histórico, para o Natal Luz, e agora os da Barra, uma das regiões mais visitadas, nas áreas de vendas, hospitalidade e afins. 

Desenvolvido pela Semdec e parte do Empreenda Salvador, o Sou Salvador qualifica empreendedores informais que atuam em áreas turísticas do município, promovendo o crescimento profissional do segmento, para a melhoria do atendimento aos baianos e turistas. Assim como em ocasiões anteriores, os ambulantes certificados nesta terceira etapa tiveram seus cadastros atualizados junto à Prefeitura, além de receberem coletes e crachás, para identificação de profissional qualificado. 

Aprendizado – A ambulante Flávia Sacramento, de 35 anos, é ambulante há quase uma década, no comércio de água de coco, e recebeu um dos certificados do Sou Salvador. “Essa ação simboliza um novo aprendizado, que me ensinou a empreender melhor, administrar meu negócio, ajudando a construir uma forma mais eficaz de trabalhar, com noções de higiene e outras coisas que aprimoram o negócio”. 

As capacitações foram realizadas em dezembro passado e trataram dos temas mercado informal no contexto turístico; comunicação e atitudes hospitaleiras; hospitalidade, ética e responsabilidade, nossos direitos e deveres; hospitalidade para garantir a satisfação; marketing e vendas; educação e vendas; educação financeira; identificação de perigos e doenças transmitidas por alimentos e boas práticas para manipulação de alimentos. 

As duas primeiras edições do Sou Salvador totalizaram 510 profissionais qualificados. A ação conta com a parceria do Parque Social, das secretarias da Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). 

Marias na construção – Já as 50 mulheres certificadas pelo projeto Marias na Construção participaram dos cursos nas áreas de construção civil (iniciação para aplicador de revestimento cerâmico e rejuntamento), elétrica (montagem de sistema fotovoltaicos) e automotiva (instalação de película automotiva). As atividades foram iniciadas em agosto e setembro do ano passado. 

Projeto da SPMJ, o Marias na Construção é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai-Ba), com o objetivo de promover ações de aperfeiçoamento, qualificação e colocação profissional, por meio de cursos livres e gratuitos voltados, exclusivamente, para mulheres. 

Para Fernanda Lordelo, titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), os programas são positivos para o crescimento profissional e empoderamento econômico feminino. “Isso acontece por se tratarem de pautas ainda vistas como exclusivamente masculinas, a exemplo de mecânica de automóveis, construção civil, pintura e cuidados com revestimento cerâmico. É muito importante para fortalecer economicamente as mulheres, quebrando ciclos de violência e proporcionando autonomia financeira”, pontuou. 

Segundo a gestora, o programa cumpre um papel fundamental, nos âmbitos profissional, social e psicológico, melhorando a autoestima, ampliando o mercado de trabalho e mostrando que a mulher pode fazer aquilo que ela quiser. O programa já beneficiou 200 mulheres na capital baiana. 

Empregabilidade – Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar Animal (Secis), o projeto de Energia Solar foi implantado em janeiro do ano passado, em parceria com a Trecon-Treinamento e Consultoria. 

Previsto no Programa Treinar para Empregar, foram capacitados nesse período 92 alunos, nas áreas de montador e instalador de sistemas fotovoltaicos. Sessenta e dois já estão no mercado de trabalho, o que representa 70% de empregabilidade.

Criado: 10 Janeiro 2023

Skip to content