Prefeitura cobra da Petrobras matéria-prima para asfalto

Em reunião hoje (23) com representantes da Petrobras Distribuidora, os secretários da Casa Civil, Albérico Mascarenhas, e da Infraestrutura, Paulo Fontana, solicitaram da empresa a viabilização do fornecimento de 4.500 toneladas/mês de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) para garantir a continuidade das obras de pavimentação e requalificação de ruas e avenidas de Salvador. A empresa já contratada para a repavimentação das avenidas ACM e Juracy Magalhães parou o serviço por dois dias por falta de matéria-prima no início desta semana.

Segundo Mascarenhas, o gerente nacional de comercialização de asfaltos da Petrobras Distribuidora, Roberto Rodrigues, irá se reunir com a Petrobras  para estudar alteração da logística de distribuição que permita aumentar o fornecimento para Salvador. “A empresa ficou de estudar alternativas e nos prometeu uma resposta para a próxima segunda-feira”, disse.

Para atender aos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, a Petrobras produz 12.600 toneladas de CAP por mês e importa outras 5.000 toneladas. Deste total de 17.600 toneladas, Salvador demandava menos de mil toneladas, explica Fontana. “Com as obras de requalificação, o fornecimento da matéria-prima não será suficiente para atender à demanda das seis usinas que produzem para as empresas a serem contratadas pelo município e que estão a plena capacidade”, disse.

Além de garantir o fornecimento das 4.500 toneladas necessárias para alimentar as usinas, Mascarenhas disse que a Prefeitura vai estimular o empresariado a investir na implantação de novas usinas. “A demanda garantida será nosso mais forte argumento. O planejamento estratégico da prefeitura prevê a recuperação de 360 km dos nossos principais corredores de tráfego e mais 80 km de pavimentação de novas vias, com investimento total de R$ 318,4 milhões em quatro anos”.