Prefeitura começa obras em cemitérios públicos

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), inicia na segunda-feira (16) intervenções em cemitérios públicos, espaços que há 40 anos não recebiam melhorias significativas, exceto capinação e algumas pinturas pontuais. Serão construídas 250 gavetas nos cemitérios de Itapuã, Plataforma, Brotas e Paripe, entre outras ações na infraestrutura. Serão investidos R$ 200 mil por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em julho entre a administração e o Bosque da Paz, que, por ser privado, tem que disponibilizar 30% das vagas para pessoas carentes ou reverter essa obrigatoriedade em investimentos nos cemitérios públicos com abertura de novos espaços.

Serão abertas novas vagas em Brotas (50), Itapuã (50), Pirajá (50) e Plataforma (100). Em Pirajá, além das novas vagas, será construído um muro ao fundo do cemitério, ampliado o espaço para realização de velório e uma nova administração. Na segunda-feira, as equipes começam os trabalhos em Brotas e Itapuã e, um mês depois, entram em Pirajá e Plataforma. São, ao todo, dez cemitérios na cidade, que receberão recuperação gradativa. Desses, quatro estão nas ilhas. Em março, o cemitério de Ilha de Maré será beneficiado com as obras, a exemplo da construção de um muro que caiu recentemente devido ao avançado estado de deterioração.

“As ações visam justamente dar acolhimento com dignidade às pessoas, que precisam dos cemitérios num momento de dor. O emergencial é oferecer novas vagas com a abertura de mais gavetas, já que os espaços municipais terminam com demanda acentuada devido ao fechamento, num período do ano, do cemitério Quinta dos Lázaros. As novas vagas vão facilitar, por exemplo, que as pessoas enterrem seus familiares num cemitério perto de casa, atenuando, portanto, o sofrimento diante de uma perda”, afirma a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf.

Cremação – Cremações são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura no cemitério Jardim da Saudade, graças a um TAC firmado com a instituição. São duas vagas por dia que, por várias vezes, deixam de ser preenchidas por resistência dos familiares e por questões culturais. O benefício é concedido nos casos de morte natural, não ser usuário de marcapasso, constar assinatura de dois médicos na certidão de óbito e autorização de um parente de primeiro grau. A família deve procurar o setor de cemitérios da Semop (BR-324, Km 8,5, Porto Seco Pirajá), que se responsabilizará por encaminhar oficio ao cemitério.