A forte participação popular no desfile do Dois de Julho e o respeito ao decreto municipal que proíbe a utilização de blimps e faixas nas festas populares como forma de dar melhor visibilidade às manifestações foram comemorados pela prefeitura. A avaliação da festa cívica feita por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) na manhã desta quarta-feira (03) revela que o decreto foi respeitado e já aponta caminhos para o evento do próximo ano, com mais incentivo para a interação das pessoas no desfile e esforços para a decoração das ruas do trajeto.
A reunião de avaliação do Dois de Julho foi realizada na manhã desta quarta-feira (03) na sede da Salvador Turismo, no Dique do Tororó, com a presença do secretário Guilherme Bellintani, da presidente da Saltur, Cláudia Lima e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. A compreensão da população de Salvador de que a presença de blimps e faixas compromete a estética e dificulta a visualização das festas de rua foi apontada como o principal avanço no desfile deste ano. A fiscalização da prefeitura flagrou apenas três usos indevidos desses materiais, que passaram a ser proibidos a partir deste evento e seguirão assim daqui em diante.
“O Dois de Julho, assim como as demais festas populares pertencem a toda a cidade e a retirada de blimps e faixas é uma medida necessária para que todos possam ver e participar desses eventos, além fazer com que as belas imagens proporcionadas pelo povo possam ser captadas pelas câmeras e servir de incremento ao turismo”, avaliou Bellintani. Fernando Guerreiro, presidente da FGM, também comentou a respeito do decreto: “Agora acabou essa história daqueles balõezinhos cobrindo as manifestações das pessoas, afinal são elas as estrelas das festas populares e são elas que devem aparecer.”
A avaliação feita também apontou a necessidade de aprimorar a organização do desfile cívico em homenagem à independência da Bahia. Dentre as medidas definidas para o próximo ano está a retomada do concurso de fachadas, que incentiva a participação dos moradores das ruas que integram o trajeto na festa. “Vamos lançar ainda outras formas de interação para que a participação popular seja cada vez mais valorizada”, adiantou Guerreiro. A prefeitura também fará um trabalho de decoração temática de todo o trajeto, ajudando a criar o ambiente para os festejos.