Prefeitura constrói primeira praça do bairro da Santa Mônica

Os moradores da Santa Mônica vão ganhar, neste primeiro semestre, a primeira praça do bairro, a ser construída pela Prefeitura do Salvador através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal). A área de 1 mil m², que antes abrigava um lava-jato irregular, vai dar lugar a um espaço de lazer e convivência totalmente requalificado, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade. A previsão é de que o espaço seja entregue no mês de maio, a depender das condições climáticas.

1SANTAMONICA1003

Neste momento, as equipes realizam a limpeza do terreno para prosseguir com as demais etapas. O projeto contempla itens de acessibilidade, como rampas e piso tátil, assim como passeios e meio-fio em concreto lavado, paisagismo, iluminação cênica e paisagismo. Pela primeira vez, serão implantados brinquedos e equipamentos de ginástica em aço inox, com peças produzidas na própria Desal.

SANTAMONICA1003

De acordo com o presidente do órgão, Marcílio Bastos, a escolha do material visa reduzir custos a longo prazo. “Atualmente utilizamos ferro e argamassa que, com o passar do tempo, sofre rápida corrosão devido ao alto índice de salinidade da nossa cidade. O aço inox possibilita uma maior durabilidade desses equipamentos e é um projeto-piloto desenvolvido pela Desal”, afirmou.

Investimento

A estimativa da Prefeitura é investir, em 2014, cerca de R$3 milhões em requalificação e construção de praças – em 2013, o investimento foi de R$1,1 milhão. Já foram entregues este ano completamente recuperadas as praças da Piedade, do Bariri (Plataforma), Vale das Pedrinhas (final de linha), Vasco da Gama (trecho final, próximo à Lucaia), Irmã Dulce (Mata Escura) e Cosme de Farias. Uma das próximas praças a serem entregues é a da Sé, no Centro Histórico, que está em fase de finalização.