Prefeitura construirá terminal de ônibus e duas novas escolas no Subúrbio

O Subúrbio de Salvador será contemplado com um novo e amplo terminal de ônibus, a ser implantado no Alto da Terezinha, além de uma escola e um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), em Rio Sena. As obras fazem parte da quarta etapa do projeto Novo Mané Dendê e tiveram as licitações anunciadas pelo prefeito Bruno Reis neste sábado (13), durante a abertura da feira social do projeto, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, em Rio Sena, que levou diversos serviços a moradores da região.

“O programa Novo Mané Dendê é muito mais do que uma requalificação urbana, pois também faz intervenção social na região. Ao longo dessas ações, a gente tem a realização da feira social para atender aos moradores da poligonal do projeto. Aqui estamos com todos os serviços da Prefeitura e de entidades parceiras, além de apresentações culturais para o público. Também anunciamos três novas obras que compõem este projeto e que vão ajudar a transformar a vida das pessoas aqui”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal informou ainda que a primeira etapa do programa deverá ser entregue até o início de setembro, com 90% das obras já concluídas. Também está em fase de licitação a construção de um segundo conjunto habitacional, com 710 unidades – o primeiro, com 240 apartamentos, já foi entregue, em parceria com a Caixa. “O investimento total no Novo Mané Dendê é de R$600 milhões, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da Prefeitura. Esta é a maior obra já realizada na história do Subúrbio”, completou.

Terminal – Com 2,3 mil m² de área e investimento de aproximadamente R$20 milhões, o terminal vai ampliar a mobilidade dos usuários do transporte coletivo, trazendo mais conforto e segurança. O equipamento terá sete baias para embarque e desembarque, três para estacionamento de ônibus (estoque) e bicicletário com 15 vagas.

Também haverá recepção, sala administrativa, sala de descanso de motoristas, depósito, dez lojas comerciais, quatro quiosques, quatro lanchonetes/restaurantes, sanitários públicos e para motoristas, subestação, medidores, abrigo de resíduos, abrigo de GLP, reservatórios e casas de bombas.

Educação – Já as unidades escolares contarão com salas de aula climatizadas, brinquedoteca, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado, sala multiuso, laboratório de informática e quadra coberta, dentre outros ambientes. O investimento é superior a R$30 milhões e as estruturas atenderão a 1.160 alunos no total, nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os projetos da escola e Cmei Novo Mané Dendê possuem soluções técnicas que promovam condições de sustentabilidade, a exemplo de geração de energia solar, materiais naturais e recicláveis, aproveitamento de água, tratamento de resíduos e paisagismo produtivo. A arquitetura bioclimática das unidades considera itens como aproveitamento da ventilação e iluminação naturais, utilização de cores de baixo índice de absorção de calor, paredes verdes e piso drenante.

Mobilização – A Feira Social do Novo Mané Dendê proporcionou à população do Subúrbio serviços gratuitos como atendimento médico e orientação à saúde, vacinação, oficinas de preparação para o mercado de trabalho, inclusão e atualização de cadastro de programas sociais, apresentações culturais e recreação para a garotada.

O evento foi desenvolvido para potencializar as políticas públicas na poligonal do rio Mané Dendê, que passa por um amplo programa de infraestrutura e saneamento. A intenção é promover a melhoria da qualidade de vida da população local, a partir da assistência às pessoas que vivem nas áreas alcançadas pelas obras.

O projeto Novo Mané Dendê abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros – Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.