Prefeitura convoca contemplados no Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), está convocando os contemplados no programa federal Minha Casa, Minha Vida para verificação de documentação e envio à Caixa Econômica. Em 2013, foram entregues três mil unidades residenciais e em 2014 a previsão é de mais 3.500, na Fazenda Grande III e na Rodovia CIA – Aeroporto. No sorteio feito em novembro do ano passado, mil pessoas foram contempladas e apenas 230 compareceram.

As condições exigidas para participar do programa são: ter renda familiar até R$ 1.600, além de ser de família residente ou desabrigada de área de risco, pertencer à família com portador de deficiência ou ser mulher responsável pela renda familiar. Também estão entre os critérios de prioridade ser vinculado a movimento de luta por moradia, que viva em ocupação ou situação de conflito fundiário e famílias em aluguel social ou situação de remanejamento em razão de obras.

Um novo sorteio está previsto para acontecer ainda neste mês de fevereiro. Aqueles que se encaixam nas condições exigidas podem se inscrever através do site www.casavida.salvador.ba.gov.br, que também possui todas as informações sobre o programa. De acordo com Elaine Menezes, coordenadora de habitação da Sindec, é importante que as pessoas acessem o site e verifiquem se já não estão na relação das famílias contempladas.

Após aprovação dos nomes, é necessário dar seguimento ao cadastro, com coleta de documentação e preparação de dossiê para encaminhamento à Caixa Econômica. O banco é responsável pela avaliação e aprovação no programa. As famílias beneficiadas pelo programa terão o parcelamento das prestações no valor correspondente a 10% da própria renda. O prazo de pagamento das unidades habitacionais é de 10 anos. É proibida a venda ou o aluguel do imóvel durante esse período.