Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura de Salvador fará novo concurso público para 226 vagas

Uma boa notícia para quem deseja ingressar no quadro de servidores da administração pública de Salvador: a Prefeitura vai realizar novo concurso público para 226 vagas de ensinos médio e superior. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira pelo prefeito Bruno Reis, no Palácio Thomé de Souza, e transmitido pelas redes sociais. 

Também estiveram presentes na ocasião os titulares das secretarias de Gestão (Semge), Thiago Dantas; da Saúde, Decio Martins; e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro. Na mesma oportunidade, o prefeito assinou um termo de cooperação com o Vetor Brasil, que vai possibilitar a capacitação de alta performance para gestores municipais. 

As vagas serão para os cargos de analista de gestão pública com ênfase em Contabilidade, assistente social, médico, enfermeiro, odontólogo clínico, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal, com atuação distribuída entre a SMS, Sempre e Semge. Os vencimentos variam de R$3.158,87 a R$12.481,41 e o edital do concurso está previsto para ser divulgado ainda este ano. 

Bruno Reis ressaltou que o novo concurso atenderá à necessidade da administração municipal por novos profissionais, já que todos os aprovados no último concurso público, incluindo aqueles que estavam no cadastro reserva, já foram convocados. “Este é um esforço que a Prefeitura está realizando para ampliar o quadro funcional e, assim, prestar um serviço cada vez melhor à população. Acredito que nenhum prefeito, no segundo ano de mandato, tem convocado mais profissionais do que em Salvador”, declarou. 

Convocação imediata – Além da abertura do novo concurso público, o prefeito Bruno Reis também assinou autorização para convocar mais 82 auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem aprovados no processo seletivo simplificado. Os profissionais serão incorporados de imediato no quadro da rede de atenção básica. 

Nosso intuito é assegurar que tanto as unidades que estão em funcionamento quanto os novos postos que serão inaugurados ofereçam os serviços para população com equipes completas e qualificadas”, explicou Martins. 

Também foram nomeados mais sete profissionais e convocados mais três na área de analista de gestão pública, aprovados no concurso público de 2019. 

Alta performance – A ação entre a Prefeitura e o Vetor Brasil conta também com a participação da parceria Vamos, da Fundação Lehmann, do grupo Capital.org e do Instituto Humanize Brasil. O objetivo é formar uma matriz de competências da alta liderança na administração municipal, com foco inicial no conjunto de diretores e gerentes que compõem a equipe de trabalho da Prefeitura. A ação acontece sem qualquer ônus para o Município. 

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas da Semge, Gustavo Moris, o projeto envolve a construção do mapa de competências de equipes de alto desempenho, através de soluções customizadas no tema de gestão estratégica de pessoas, com foco em lideranças como promotoras da mudança de cultura em gestão de pessoas. As atividades estão previstas para começar já neste mês de setembro e o primeiro ciclo deverá ser concluído em dezembro. 

Participam, neste primeiro momento, 120 gestores das secretarias de Gestão, Casa Civil, Saúde, Educação, Fazenda e Promoção Social, além da Procuradoria Geral do Município e da Guarda Civil Municipal. De acordo com o secretário Thiago Dantas, a medida segue a determinação da Prefeitura em oferecer capacitação para o corpo técnico, medida estabelecida no Planejamento Estratégico do Município. 

“A medida vai ajudar a definir até mesmo outras capacitações em função dessas competências identificadas pelo projeto, e permitir que essas competências sirvam de parâmetro para a análise do desempenho dessas lideranças. Isso vai possibilitar um ganho de conhecimento organizacional para replicar em todas as outras estruturas hierárquicas da Prefeitura”, completou Dantas. 

“Vamos trazer conhecimento para potencializar as necessidades da Prefeitura na temática de gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças, além de apoiar na perenização de um RH estratégico para o município. Tudo será construído em conjunto com as secretarias participantes”, declarou a gerente de parcerias estratégias do Vetor Brasil, Flaviane Teixeira.

Criado: 12 Setembro 2022

Skip to content