Prefeitura determina renovação na frota de micro-ônibus

Os micro-ônibus que servem ao Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec) de Salvador, com idade acima de quatro anos de fabricação, deverão ser substituídos por novos, segundo a portaria publicada ontem (13) pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) no Diário Oficial do Município. Os novos veículos terão que ser adaptados para utilização por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A próxima etapa para a requalificação do serviço de transporte complementar será a licitação das 300 autorizações disponíveis, prevista para o segundo semestre deste ano, conforme anunciou o subsecretário de Urbanismo e Transporte (Semut) da capital, Orlando Santos. “São autorizações concedidas a pessoas físicas para suprir a demanda de áreas periféricas da cidade, como Cajazeiras e Itapuã”, explicou.

Com a portaria, a Semut estima promover a substituição, até 30 de junho deste ano, de 160 micro-ônibus, o equivalente a 55% da frota de 297 veículos que opera o sistema complementar. O Stec hoje é responsável por 10% do total de viagens realizadas pelo transporte público em Salvador, com cerca de 120 mil passageiros/dia.