Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura discute acessibilidade e segurança na Semana Nacional do Trânsito

Os temas acessibilidade e segurança estiveram em pauta nesta quarta-feira (18), no III Seminário sobre Segurança do Trânsito na Bahia (Transitando). As atividades do dia foram coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

 

Além disso, os agentes de trânsito foram homenageados com uma menção honrosa, pela passagem de seu dia, a ser comemorado no dia 23. O evento iniciado na terça-feira (17) segue até sexta-feira, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Salvador Shopping.

 

A SMS levou para o evento a discussão sobre acessibilidade, através da palestra do presidente da Associação de Cegos do estado, João Bosco Santa Rosa. Ele, que é deficiente visual, fez sua apresentação acompanhado da arquiteta Islândia Costa, especialista em acessibilidade. Para o presidente da Associação de Cegos, o espaço deve estar preparado para possibilitar o acesso a pessoas com todos os tipos de deficiência. “É preciso que toda sociedade esteja atenta a isso, especialmente os gestores públicos”.

 

Santa Rosa ressaltou ainda a importância de educar a população para lidar com a questão de deficiência. “Muitas vezes as pessoas são até bem intencionadas em ajudar, mas acabam atrapalhando porque não sabem como fazer isso”, colocou.

 

Dentro da palestra Segurança no Trânsito, o diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Côrrea, falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão para melhorar a fluidez do tráfego na cidade, a exemplo das intervenções emergenciais que a Prefeitura vem adotando para melhorar o tráfego de veículos. Côrrea lembrou também que uma qualidade melhor do trânsito resulta em menos acidentes.

 

O superintendente adiantou que a fiscalização eletrônica será ampliada em todos os pontos da cidade, contribuindo para combater dois problemas recorrentes: o excesso de velocidade e a invasão de sinal. Segundo Côrrea, a Transalvador dará continuidade às blitze de alcoolemia e afirmou que, das 17 mil abordagens realizadas pelos agentes de trânsito apenas este ano, 1,8 mil resultaram em autuações.

 

O III Seminário sobre Segurança do Trânsito na Bahia integra as comemorações da Semana Nacional de Trânsito. O evento é uma iniciativa em parceria do Detran, Transalvador, Sistema Sest/ Senat, Federação nacional de Associações de Detran (Fenastran), Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e Polícia Rodoviária Federal, com apoio das secretarias municipal e estadual de Saúde.

Skip to content