Prefeitura disponibiliza aluguel social para ocupantes da Ana Nery

A partir da próxima segunda feira (9), 52 famílias que estão alojadas no prédio da antiga clínica Ana Nery, localizado no bairro da Soledade, começam a deixar o espaço. Elas receberão o benefício do aluguel social, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), no valor de R$ 300 nos próximos três meses, prazo que pode ser prolongado por igual período.

A primeira parcela do aluguel social já está liberada e as famílias devem providenciar a escolha do local onde irão morar. Para tanto, terão acompanhamento das equipes dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua da Semps.

Cerca de 260 pessoas ainda ocupam o prédio invadido desde o mês de maio por moradores de rua ou pessoas em situação de vulnerabilidade social, que são assistidos pelo órgão municipal. De acordo com o secretário Mauricio Trindade, gestor da Semps, todos deverão deixar o espaço até o final de setembro, por determinação do promotor do Grupo de Atuação Especial em Defesa dos Idosos do Ministério Público, Ulisses Campos de Araújo. O local passará por reforma e abrigará uma escola municipal em tempo integral.

“Estamos prestando todo o apoio e orientação a essas pessoas para que possam se organizar e desocupar o prédio no prazo determinado pela justiça. Também providenciamos aluguel social, abrigo temporário para os idosos, cadastramento nos programas sociais do governo federal como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, mutirão para retirada de documentos e mesmo a possibilidade de emprego com ajuda do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Ainda disponibilizamos também a possibilidade de concessão de microcrédito produtivo para os interessados em montar um pequeno negócio”, elencou Trindade.