Prefeitura e Caixa entregam chaves de novas residências a 380 famílias

O prefeito ACM Neto, o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Antônio de Souza, entregaram nesta terça-feira (05) as chaves de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida para 380 famílias, que passarão a morar no conjunto Bromélias 6, na Via Parafuso. A solenidade foi realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A estimativa da Prefeitura é entregar 15 mil unidades do programa até 2016.

MINHACASAMINHAVIDA0511
Entre os beneficiados pelo programa estão moradores de áreas de risco que tiveram acesso ao programa através da Defesa Civil de Salvador, pessoas com deficiência e os que se inscreveram via site da Prefeitura. Das 380 famílias, 172 residiam em áreas de risco, como informou o secretário Paulo Fontana. As unidades construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que é desenvolvido pelo governo federal em parceria com estados e municípios, contam com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio também dispõe de espaço para lazer.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Antônio, pediu às famílias que cuidem das suas novas residências e afastem propostas de vendas. “Valorizem seus imóveis e não se iludam com propostas oportunistas porque a venda das unidades não é permitida e, além disso, não há possibilidade de uma nova chance de ser beneficiado com o programa. Também façam o pagamento da mensalidade em dia para permitir que mais e mais famílias sejam contempladas”, aconselhou o superintendente.

O prefeito agradeceu à Caixa e listou ações da Prefeitura voltadas para os beneficiados. “Os moradores desse conjunto habitacional não pagarão IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) porque serão beneficiados com o programa de isenção que alcançará metade dos imóveis da cidade a partir do próximo ano. Vamos colocar a Ouvidoria à disposição dos moradores para levar os serviços públicos porque entendemos que há algumas deficiências, a exemplo do sistema de transporte”, acrescentou.

Ao assinar o contrato, o proprietário do imóvel assume uma série de compromissos como pagar mensalidades e condomínio em dia. Os beneficiados pagarão uma mensalidade simbólica no valor de R$ 25, o que garante a manutenção do programa e o alcance a outras famílias. As inscrições para o programa continuam abertas e podem ser feitas através do site www.casavida.salvador.ba.gov.br. Lá, os interessados também encontrarão mais informações sobre o programa.