Prefeitura e Estado trabalham para garantir circulação de ônibus

O prefeito ACM Neto comandou nesta terça-feira (27) uma reunião de trabalho formada por representantes da Prefeitura, Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), no Palácio Thomé de Souza, para definição de diretrizes e estratégias que possam garantir o cumprimento da determinação judicial sobre operação de 70% da frota de ônibus na cidade. Durante a reunião, o prefeito telefonou para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Valtércio de Oliveira, para pedir agilidade no julgamento do dissídio coletivo, antes previsto para a próxima sexta (30) e já antecipado para esta quinta-feira (29).

Foi criado um grupo de acompanhamento e ação formado por representantes da SSP, Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes e Setps, que se reunirá sempre às 9h no Palácio Thomé de Souza, até o fim da greve. Esse grupo, que se comunicará em tempo real, vai avaliar os rumos do movimento e tomar as medidas necessárias para garantir, dentro do que determinou o TRT, a prestação do serviço de transporte público na cidade. Além disso, no final do dia haverá outra reunião de avaliação da Prefeitura.

Nesse primeiro dia de paralisação, cerca de 300 veículos do Sistema de Transporte Complementar (STCO) circularam na cidade, dentro do plano de contingência estabelecido pelo Executivo municipal. O Setps realiza o levantamento dos coletivos que estão nas garagens das empresas e podem voltar a circular ao longo do dia, evitando maiores transtornos aos passageiros, com o apoio da Polícia Militar, conforme garantiu Maurício Barbosa. Caso seja descumprida a determinação judicial sobre operação de 70% da frota, será aplicada multa diária de R$ 100 mil, determinada também pela Justiça do Trabalho.

“Todos os participantes desse grupo de trabalho estão empenhados em garantir que seja cumprida a determinação judicial. Para isso, já foi dado sinal positivo do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em nome da normalidade do serviço. Já solicitei que seja acelerado o exame dessa matéria entendendo ser fundamental para a cidade o retorno da normalidade. Os veículos serão escoltados para assegurar que os profissionais possam chegar às garagens e sair com os ônibus com segurança. A Prefeitura segue aberta para intermediar o diálogo entre os rodoviários e os empresários. Essa é a nossa disposição. Entendemos ainda que o retorno ao trabalho é o melhor caminho para que a pauta de reivindicações possa avançar”, afirmou o prefeito.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, acrescentou que a cooperação com o município se dará também nas respostas aos eventuais casos de depredação aos veículos. “Vamos garantir a segurança daquelas pessoas que vão trabalhar para cumprir a determinação judicial. Queremos que a situação seja resolvida porque são milhares de pessoas em situação de sacrifício em decorrência da paralisação. Nossa missão principal é assegurar que os ônibus possam sair das garagens em segurança, consigam fazer seus trajetos com o acompanhamento da Polícia Militar, através do Batalhão de Choque e Companhias Especiais. Já estamos também de prontidão com a Polícia Civil para qualquer tentativa de depredação ou ameaça aos profissionais”, pontuou.