Prefeitura e Unicef discutem planos de trabalho para fortalecimento de políticas públicas em Valéria

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, se reuniu com a coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Helena Oliveira, e membros do comitê gestor da Agenda Cidade Unicef, para discutir o plano de trabalho para fortalecimento das políticas públicas de proteção às crianças e adolescentes do território de Valéria. Durante o encontro, realizado na terça-feira (28), na sede da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no Comércio, foi apresentado um cronograma de ação a partir dos marcadores apontados na operação, que atua há um ano na localidade.

A reunião teve o objetivo de alinhar e monitorar expectativas, trocando experiências e definindo ações para reconstruir o senso de vínculo e pertencimento dentro da comunidade, que apresenta indicadores expressivos de vulnerabilidade e violação de direitos. “A proposta é exercitar uma rotina de planejamento com estratégias voltadas para crianças, jovens e adolescentes de Valéria,” explicou Ana Paula.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que um dos pontos relevantes do encontro foi poder fortalecer as potencialidades do bairro de Valéria. “Diante do trabalho que foi antecedido, já conseguimos identificar a necessidade da região de Valéria, que foi escolhida pelos altos índices de mortalidade infanto-juvenil. Mas, nesse momento, estamos avaliando os pontos fortes da região e em quais deles podemos fortalecer ainda mais ou implementar. Então, essa reunião é importante para que a gente consiga integrar e transversalizar nossas ações”.

A representante do Unicef, Helena Oliveira, avaliou que houve desafios nesse processo, porém destacou avanços. “A reunião celebra um ano de ações realizadas entre a Unicef e a cidade de Salvador. Precisávamos dar esse retorno à vice-prefeita, mostrar o que avançou. Conseguimos chegar a uma oficina de planejamento que consolidou em um plano e irá para validação das secretarias, na sequência será apresentado a comunidade. Foi um trabalho positivo, pois conseguimos reunir secretarias importantes e estratégicas para área da infância e levantar ações integradas em prol das crianças em Valéria”, concluiu.

Estiveram presentes também na reunião gestores das secretarias da Saúde (SMS), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Reparação (Semur) e Educação (Smed), Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância.