Prefeitura e universidades renovam acordos para fomentar Defesa Civil

A Prefeitura, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), está em processo de renovação de acordos de cooperação técnica com instituições de ensino superior sediadas na capital baiana, a fim de promover atividades acadêmicas de interesse social envolvendo áreas de ocupação precária na cidade, especialmente aquelas em situação de risco. A iniciativa tem como objetivo atuar na prevenção de desastres naturais e prover assistência a famílias de baixa renda, vulneráveis a esse tipo de ocorrência.

Segundo Gabriela Morais, coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Risco da Codesal, a parceria de cooperação técnica da administração municipal com as universidades e faculdades de Salvador foi iniciada em 2017. “O acordo com a Uniceusa está vigente. Neste ano, fechamos com a Uninassau, a Unijorge, com o Senai Cimatec, o que é inédito, e estamos em processo final para assinar um convênio com a Ufba. A instituição de ensino pode atuar em diversas áreas, como engenharia, arquitetura, nutrição, psicologia e ciência da computação. Nosso objetivo é acolher e fomentar ideias novas”, disse.

Serviços comunitários – Ela explica que os estudantes envolvidos nas parceiras participam da formulação e realização das atividades e serviços comunitários como voluntários. Parte deles é destacada para ingressar em um estágio remunerado como contratados da Prefeitura.

Entre as atividades já desenvolvidas no âmbito dos acordos de cooperação anteriores, Gabriela Morais realça os projetos de game voltados para a Defesa Civil, de cultivo de hortas em áreas de risco, e de proposta de intervenção em casarões desocupados no Centro Histórico.

No último convênio, nove instituições de ensino superior se integraram à iniciativa junto à Codesal. Os interessados em participar do novo chamamento devem entrar em contato com o órgão, através do telefone (71) 3202-4503, para obter o termo de referência e esclarecer dúvidas.