Prefeitura empossa 100 conselheiros comunitários para o triênio 2021/2023

A Prefeitura realizou, na manhã desta sexta-feira (6), a cerimônia de posse de 100 membros do Conselho Comunitário de Salvador para o triênio 2021/2023. O evento ocorreu no auditório do Subúrbio 360, em Coutos, com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, e dos secretários Kaio Moraes (Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro) e Kiki Bispo (Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer).

Órgão consultivo e sem caráter deliberativo, o Conselho Comunitário da capital baiana atua com o objetivo de representar a população em cada uma das dez regiões administrativas da cidade. Ou seja, na prática, cada unidade da Prefeitura-Bairro conta com dez membros, que podem sugerir obras e ações prioritárias para as localidades de atuação.

“O conselheiro comunitário é a voz de muitas pessoas que, às vezes, não conseguem se comunicar com a Prefeitura. Esse representante é quem vai às secretarias e órgãos levar as demandas. Vamos manter esse trabalho permanente de escuta. O conjunto de esforços coletivos é que faz a cidade se sobressair”, destacou Bruno Reis.

O prefeito assegurou que, assim como a última gestão, a Prefeitura manterá a sistemática de disponibilizar R$10 milhões anualmente para obras e prioridades indicadas pelos conselheiros. “O trabalho dos conselheiros é fundamental e a Prefeitura agradece. Juntos, construiremos uma cidade cada vez melhor. Salvador avançou muito nos últimos anos, tiramos muitos sonhos do papel, mas não dava pra fazer tudo de vez. Ainda temos muito trabalho pela frente. Não faltará vontade, coragem, garra e disposição para enfrentar os problemas”, acrescentou.

A eleição para o conselho ocorreu em 24 de janeiro deste ano, porém, devido à pandemia, a cerimônia de celebração teve de ser adiada. Para o secretário Kaio Moraes, manter diálogo permanente com esses representantes é uma estratégia essencial para que a gestão desenvolva ainda mais projetos na capital baiana.

“É através dos conselheiros que nós sabemos o que a nossa cidade precisa. Participei de reuniões com os membros de todas as Prefeituras-Bairro e pude ver de perto a importância da contribuição deles. Essa parceria é de extrema relevância para todos, e quem sai ganhando é a nossa cidade”, frisou.

Conselheiro comunitário de Valéria, Fagner Castro ressaltou a importância da função. “A Prefeitura tem um olhar macro da cidade e o Conselho Comunitário, por ser composto por moradores, tem a finalidade de apresentar as particularidades de cada região. Sendo assim, o conselheiro é a voz da comunidade na Prefeitura”, declarou.