Prefeitura encerra votação para Conselhos Comunitários no sábado

A Prefeitura do Salvador, através da Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro, encerra neste sábado (7) o processo eleitoral para escolha dos membros dos dez Conselhos Comunitários a serem instalados na cidade. Desta vez, a votação acontecerá, das 9h às 12h, nas regiões administrativas de Pau da Lima e Cabula/Tancredo Neves.

Em Pau da Lima, a eleição será realizada na Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy, na Avenida São Rafael, s/n, São Marcos, para a escolha de 13 membros. Já na região do Cabula/Tancredo Neves, a escolha dos 21 representantes será feita no Centro Social Urbano de Pernambués (Salão dos Idosos), Rua Thomaz Gonzaga, 150, Pernambués.

Iniciado no último dia 9 de novembro, a eleição já foi realizada em oito regiões administrativas do município: Subúrbio/Ilhas, Barra/Pituba, Centro/Brotas, Liberdade/São Caetano, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Valéria e Cidade Baixa. Os conselhos, um para cada área de atuação das futuras Prefeituras-Bairro, serão formados por integrantes das comunidades, escolhidos por assembleia geral.

O objetivo dos conselhos é atuar como fiscalizadores e interlocutores das ações da gestão pública. Os grupos serão organizados em números proporcionais aos tamanhos das localidades que representam. A eleição é comandada por uma comissão com 15 membros, sendo 12 da própria população, escolhidos pelo critério de antiguidade.

Só poderão votar os representantes das entidades e associações habilitados pela comissão eleitoral, cujos integrantes não poderão ser indicados como candidatos. O voto será feito através de cédula e cada eleitor poderá escolher até três candidatos. O eleitor deverá apresentar um documento de identidade com foto antes de votar e está proibida a prática de “boca de urna” nos locais de votação. O resultado dos dez Conselhos Comunitários deve ser divulgado logo após o término das eleições.