Prefeitura entrega 105 certificados do curso de Defesa Pessoal para mulheres

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com o Centro de Referência Loreta Valadares e a Guarda Municipal, entregou nesta terça-feira (18), cerca de 105 certificados do curso de Defesa Pessoal, destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade à violência. A certificação ocorreu no auditório da Biblioteca Pública da Bahia, no bairro dos Barris. Na solenidade, estavam presentes a superintendente Monica Kalile, a gerente do Loreta Valadares, Celina Almeida, e representantes da Guarda Municipal e do Centro Social de Castelo Branco.

02ENTREGADECERTIFICADO1903

O curso, que tem duração de 36 horas distribuídas em um mês, prevê, entre os conteúdos abordados, a identificação e o combate à violência, fundamentos do combate corpo a corpo e orientações sobre assuntos voltados aos direitos e à saúde da mulher. As aulas foram realizadas na Escola Magalhães Neto e no Centro Social Urbano de Castelo Branco.

ENTREGADECERTIFICADO1903

Ministrado por oito professores, sendo todos membros da Guarda Municipal, a equipe de mestres conta com um advogado, dois profissionais de Educação Física, um enfermeiro, além de um graduando em Psicologia. “A proposta do curso não é só fazer com que as mulheres possam aprender um golpe para se defender, mas sim descobrir como evitar situações que possam gerar atos de violência.”, disse Julio Ramos, professor do curso.

De acordo com Celina Almeida, uma nova turma está prevista para iniciar as atividades em maio. “Esta é a 11ª turma que formamos, sendo que completamos em maio um ano de atividades. Com isso, preparamos as mulheres para que elas fiquem atentas aos sinais e possam evitar qualquer tipo de violência”.

Para participar do curso é necessário ser mulher, com idade mínima de 18 anos. As interessadas podem entrar em contato através do número 3235-4268, ou do e-mail centroreferencialv@gmail.com. Até o momento, o Loreta Valadares já recebeu cerca de 800 solicitações de mulheres interessadas em ingressar nas próximas turmas.