Prefeitura entrega 160 casas reformadas pelo Morar Melhor na Estrada das Barreiras

Moradores de Vila Moisés e do Conjunto ACM, localidades situadas na Estrada das Barreiras, na região do Cabula, viveram a realização de um sonho na noite desta segunda-feira (20), com a entrega de 160 casas reformadas pelo Morar Melhor. A entrega dos imóveis transformados pelo programa municipal foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e demais autoridades.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal ressaltou que o Morar Melhor tem a capacidade de resgatar a autoestima dos cidadãos das localidades mais carentes, ao realizar o sonho delas de ter um lar digno para morar com a família. “Ver a felicidade dessas pessoas não tem preço. Elas não teriam condições de ter a casa reformada. E nada é mais importante para o cidadão do que a própria casa. Por isso, vamos continuar avançando com o programa”, declarou Reis.

Uma das famílias beneficiadas foi a da dona de casa Lídia dos Santos, de 66 anos, que reside no imóvel com o esposo cadeirante, de 82 anos, e um dos seis filhos. Ela era só felicidade com a reforma da casa, que estava em situação bastante precária e recebeu novo telhado, pintura e reboco, reforma do banheiro com instalação de louças sanitárias e até mesmo construção de rampa de acesso para o marido.

“Eu achei uma coisa maravilhosa, a mais linda do mundo. Não esperava um dia ver minha casa desse jeito. Aqui não tinha porta no quarto, era muito papelão para tapar os cantinhos da parede. Hoje estou em um palácio!”, exclamou Lídia.

O limite de recursos empregados para as intervenções nas residências foi ampliado de R$7 mil para R$11 mil no início deste ano. As obras são escolhidas em conjunto com os moradores, contemplando serviços como reboco, pintura, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias.

Esta é a segunda vez que a localidade recebe o Morar Melhor, beneficiando um total de 160 casas com os reparos. Este ano, o programa já beneficiou moradias em bairros como Macaúbas, Nordeste de Amaralina, Plataforma, Nova Brasília de Valéria e Paripe. A meta é fazer 8 mil reformas ao longo de 2023.

Critérios – O Morar Melhor é um programa que tem promovido melhorias em diversas habitações de Salvador. O cadastramento das residências é feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Demais melhorias – Na ocasião, o prefeito também entregou três boxes para os comerciantes da localidade, e autorizou a reforma de mais 100 casas na Vila Moisés, além do campo da localidade, que deverá receber grama sintética.