Prefeitura entrega casas reformadas e novos espaços de lazer na região de Cajazeiras

Criado: 20 Agosto 2022

A região de Cajazeiras ganhou mais duas novas obras concluídas pela Prefeitura e que já proporcionam mais qualidade de vida aos moradores. As 146 casas reformadas pelo Morar Melhor em Boca da Mata, e o novo campo e praça da Rua 29, em Castelo Branco, foram entregues neste sábado (20) pelo prefeito Bruno Reis, ao lado dos secretários Julio Santos (Infraestrutura) e Daniel Ribeiro (Promoção Social), demais gestores municipais e população.

Em Boca da Mata, a cerimônia ocorreu na Rua Carvalho Pinto. Esta é a primeira vez que o Morar Melhor contempla com melhorias estruturais residências em situação de precariedade no bairro.

Na ocasião, o prefeito visitou a casa de Fernando José dos Santos, 65 anos, um dos fundadores do bairro e que teve o imóvel reformado pelo programa. Ele reside com a esposa, Dona Terezinha, a filha, netas e bisnetas no local.

“Que alegria pode falar com seu Fernando e dona Terezinha e ver o antes e depois da casa onde moram. Este programa tem a capacidade de transformar a vida das pessoas, pois não há nada mais importante para o cidadão do que viver bem e com dignidade na própria casa”, destacou o prefeito.

Sem esconder o sorriso, dona Terezinha revelou o sentimento após o lar receber novos telhado, louças sanitárias e, ainda, reboco e pintura. “Quanto chovia, tínhamos que colocar plástico no teto, porque molhava tudo. Agora não molha mais nada, está tudo lindo, um sonho mesmo. Só temos a agradecer”, ressaltou.

Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo as melhorias desejadas, conforme a vontade dos próprios moradores nos imóveis. Os serviços vão desde pintura e reboco, à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil.

Desde que foi lançado, em 2015, o programa já reformou 36,6 mil casas em mais de 200 localidades de Salvador. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou de famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Investindo no esporte – A manhã deste sábado também foi marcada pela entrega de uma nova quadra poliesportiva e uma pequena praça, situada na Rua 29, em Castelo Branco.

“O local antes era um campo de barro e, quando chovia, o pessoal não conseguia jogar bola e a lama ia até a casa das pessoas. Agora é uma quadra poliesportiva, com iluminação em LED e até contenção. Sabemos da importância de uma quadra como esta para a juventude, que agora pode jogar futsal, vôlei e basquete com mais conforto. E ainda tem esta praça, com equipamentos para a convivência dos moradores”, disse Bruno Reis.

As obras no local envolveram serviços de pavimentação, instalação de alambrados, tabelas de basquete, traves, pintura, rede de cobertura e calhas. O investimento total foi de R$ 173 mil. Já a praça possui paisagismo, meio-fio e passeio, bancos antivandalismo, mesa para jogos, academia de saúde e parque infantil.

O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, destacou como equipamentos esportivos contribuem na transformação social das comunidades. “É sempre especial inaugurar mais uma quadra com toda estrutura para a comunidade vulnerável. Esse equipamento será utilizado também para o lazer e melhor de entretenimento dos moradores de Castelo Branco”, pontuou.

Feira – O prefeito também aproveitou para vistoriar as obras da nova Feira de Castelo Branco, que vai oferecer mais conforto e acessibilidade pata comerciantes e frequentadores do espaço tradicional do bairro. O local, situado na 1ª Etapa, terá melhorias como nova drenagem, cobertura e espaço para bancas de comércio de produtos.