Prefeitura entrega certificados a alunos de cursos profissionalizantes

A oferta de capacitações gratuitas à população tem sido uma das ações estratégicas da Prefeitura para qualificação de mão de obra e estímulo à geração de emprego e renda em Salvador. Nesta terça-feira (30), mais de 90 alunos que participaram de cursos profissionalizantes dos programas Beleza Pura, Marias na Construção e SPMJ Gourmet receberam os certificados de conclusão, em solenidade realizada na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

As atividades profissionalizantes foram disponibilizadas pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) com objetivo de promover aperfeiçoamento e qualificação dos trabalhadores, tendo como principal alvo o público feminino que, agora, passam a contar com novas habilidades para serem incrementadas no currículo. Os concluintes foram oriundos dos cursos de panificação básica; barbeira; assistente de cabeleireira; eletricista predial de baixa tensão; encanador predial; marcenaria e pedreira polivalente.

A vice-prefeita Ana Paula Matos considera que a ação conjunta com o Sistema S garante um novo futuro para Salvador. “Essa parceria é muito importante, pois buscamos construir uma cidade inteligente, com investimento na economia criativa e na educação, melhorando todo o ambiente de negócios, mas também proporcionando condições iguais de competitividade, construindo a governança social de que tanto falamos, bem como a inter-relação de setores que nos faz ver o social como um todo. Só conseguimos alcançar tudo isso com formação, capacitação e buscando a construção da autonomia”, avaliou.

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, a formação é um marco para a trajetória das mulheres no mercado de trabalho em Salvador. “É um valor inestimável, pois estamos fortalecendo mulheres para que atuem no mercado e possam também promover a geração de emprego e renda. Lembrando que em nosso estado, mais de 67% dos domicílios são capitaneados por mulheres, então é importante incentivar esse público”, declarou.

Essas capacitações tiveram início em março de 2020, mas, devido à pandemia da Covid-19, tiveram que ser paralisadas. Por serem constituídos apenas por aulas práticas, os três programas retornaram em setembro passado, tendo a última turma concluída no último dia 23.

Iniciativas – O programa Beleza Pura foi lançado com intuito de promover maior independência econômica às mulheres, sendo voltada para alunas com idade superior a 18 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental I incompleto. Já foram oferecidos cursos de barbeira, cabeleireira assistente, design de sobrancelhas com henna, todos eles ofertados com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O Marias da Construção, por sua vez, está incluído no eixo da SPMJ de capacitação e empregabilidade na área de construção civil. Na lista de cursos vinculados à iniciativa estão: pedreira polivalente, pintora de obras, eletricista predial, encanador e marceneiro.

Esse programa homenageia a primeira mestre de obras da Bahia, Maria do Amparo Xavier, e é realizado em parceria com o Senai, que oferece a qualificação profissional.

Por fim, o SPMJ Gourmet é uma ação que promove a qualificação profissional na área de gastronomia. São oferecidos cursos gratuitos em parceria com o Senai, a exemplo de fabricação de pizzas, confeitaria avançada, pães especiais e massas salgadas.