Prefeitura entrega contenção e obras do ONB na Liberdade/Calçada

Duas obras realizadas pela Prefeitura estão proporcionando mais conforto e segurança para os moradores da região da Liberdade/Calçada. A contenção da encosta da Rua Alto do Bom Gosto e a requalificação asfáltica da Rua Doutor Raimundo Mesquita, uma das principais da região, foram entregues pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (27).

A contenção da encosta trouxe mais segurança contra os riscos de deslizamentos de terra que ameaçavam famílias que vivem na localidade. Com obras realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a iniciativa faz parte da estratégia do Executivo municipal para preservar vidas e evitar ocorrências decorrentes de desastres naturais na região.

“A prioridade da Prefeitura tem sido a proteção de áreas de risco porque, com isso, estamos evitando mortes, salvando vidas, levando tranquilidade e segurança para os cidadãos, como as famílias aqui do Alto do Bom Gosto”, declarou Bruno Reis. Na oportunidade, o prefeito assinou ordem de serviço para o início da segunda etapa da contenção da localidade, com investimento de R$1 milhão.

A intervenção contou com investimento de R$844 mil e envolveu realização da técnica de solo grampeado em cinco taludes, totalizando área de 492 metros quadrados. Para oferecer mais segurança aos pedestres, foi implantada mureta para guarda-corpo, e os passeios receberam melhorias. A contenção também conta com sistema de drenagem adequada, para que a água das chuvas possa fluir com mais facilidade e evitar problemas no solo.

Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza; e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, dentre outras autoridades.

Benefícios – Nascida na localidade, a auxiliar de costura Sueli da Rocha lembrou que, antes da intervenção, a população sofria com a situação do terreno abandonado, que tinha muito mato, lixo, muriçocas e ratazanas. “Agora a sensação é de alívio, bem-estar, de morar em um lugar adequado para um ser humano viver. Um local digno”, pontuou.

A cozinheira Rita de Cássia Silva, 52 anos, lembrou da preocupação com a situação de risco. “Quando chovia e ventava, ficávamos atentos com o barranco que descia aos poucos. Era uma demanda antiga que foi atendida. Agora está perfeito, gostei bastante, só tenho a agradecer”.

Ouvindo Nosso Bairro – Além da contenção de encosta, os moradores da vizinha Liberdade foram beneficiados com a entrega do recapeamento asfáltico da Rua Doutor Raimundo Mesquita, via que liga o Beco do Sabão à Estrada da Liberdade. A intervenção, a mais votada pelos moradores através do Ouvindo Nosso Bairro (ONB), resultou em melhorias em quase 500 metros de extensão, com investimento de aproximadamente R$315 mil.

Também foi entregue a obra mais votada no ONB pelos moradores da Calçada: a limpeza e dragagem do canal da 1ª Travessa Lino Coutinho, realizada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

Balanço – Entre 2013 e 2022, a Prefeitura de Salvador entregou 124 obras de contenção de encostas na cidade, sendo 97 na gestão anterior e 27 na atual administração, com investimento total de R$139 milhões.

Além dessas obras, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), aplica geomantas, que são proteções formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada. Já são mais de 200 áreas de risco alcançadas por meio dessa solução.