Prefeitura entrega kit menstrual para alunas da rede municipal de ensino

As alunas da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, no bairro da Engomadeira, receberam, na quarta-feira (8), um kit menstrual contendo absorvente, calendário para marcação do ciclo menstrual e espelho. A ação faz parte do projeto “Ciclo de Cuidados”, do programa Dignidade Menstrual da Mulher, criado pela Prefeitura de Salvador.

O intuito da iniciativa é de combater a pobreza menstrual de milhares mulheres, cuidando da saúde e do bem-estar de todas. Desde 2021, alunas de 11 a 50 anos da rede municipal de ensino de Salvador têm direito a receber 16 absorventes no mês.

Além do kit, as alunas ganham um folheto informativo e orientações acerca da normalidade da menstruação. A aluna do 5º ano, Isabela Alves, de 12 anos, conta que foi uma aula diferente e bastante legal sobre o assunto. “Sempre quando acontece as entregas do kit, as professoras nos dão orientação sobre isso, a aula se torna muito legal”, brinca.

Mãe de aluna, Cátia Regina de Souza, de 42 anos, acha de extrema importância a distribuição do material. “A entrega dos kits e as orientações dadas servem também como uma forma de aproximar a criança, pois, muita das vezes, em casa elas não recebem nenhum tipo de orientação sobre e fazer com que ela tenha mais segurança. Muitas mães não têm tempo e não possuem diálogo com suas filhas. Na minha adolescência eu não tive orientação de ninguém, tive que ir descobrindo as coisas. Hoje, com a ajuda da escola, faço as orientações com minha filha”.

Higiene e saúde – A gestora da unidade, Sílvia Letícia Correia, lembra que no primeiro dia de entrega dos kits a unidade escolar realiza um planejamento didático e alusivo para as alunas. “Essa ação é resultante do PL de 2021. Infelizmente, nem todas têm acesso a kit higiênicos. Acreditamos na importância da ação, pois ela procura desmistificar a questão da menstruação, e serve como um apoio pertinente à renda familiar, pois muitas famílias não têm como realizar a compra do produto”.

O Ciclo de Cuidados foi criado considerando que a evasão escolar por falta de recursos para compra de absorventes é uma realidade, indicada inclusive por estudos desenvolvidos por universidades e organismos internacionais, como o Unicef. Além da distribuição do item, o Ciclo de Cuidados também trabalha, ainda, a educação acerca da menstruação, higiene e saúde feminina. A entrega dos materiais de higienização ocorre de maneira mensal e sistemática, seguindo calendário já determinado, abrangendo todas as Gerências Regionais de Ensino (GRE).