Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura entrega mais 200 casas reformadas pelo Morar Melhor em Nova Brasília

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A mudança de vida promovida pela Prefeitura de Salvador com a reforma de imóveis tem alcançado cada vez mais soteropolitanos. Nesta quarta-feira (9), mais 200 imóveis reformados foram entregues a famílias da comunidade de Jaguaripe, em Nova Brasília. Agora, elas poderão aproveitar seus lares com mais segurança e conforto, além de ter maior qualidade de vida.

Esta é a segunda vez que o programa habitacional contempla o bairro. No total, o Morar Melhor contabiliza 441 casas reformadas em Nova Brasília. Já na capital baiana mais de 42 mil famílias tiveram suas residências transformadas pelo programa, que tem a meta de ultrapassar a marca de 50 mil casas reformadas até o próximo ano.

A entrega dos imóveis foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado de outras autoridades municipais. “Em cada casa que a gente conversa com as pessoas, elas falam de como era o antes e como ficou o depois. No antes da reforma, são relatos de noite sem dormir, por conta das goteiras causadas pela chuva, da falta de segurança porque não tinha porta, janelas, de casas que não tinham sequer um banheiro. E a gente vem mudando, transformando esta realidade”, afirmou o prefeito.

Segundo Bruno, o Morar Melhor transforma a vida das pessoas. “Eu sempre digo que a gente pavimenta as ruas, coloca a iluminação em LED, reforma a quadra, como já fizemos aqui, a Escola Municipal Padre Hugo, o campo de futebol, praças que nós já inauguramos aqui em Jaguaripe, mas não há nada mais importante para pessoas do que a sua casa”, salientou.

Viver melhor – Moradora de Nova Brasília há mais de cinco anos, Anady Evangelista dos Santos, 54 anos, foi uma das contempladas pelo Morar Melhor. Ela, que não possui emprego atualmente, reside com o filho Douglas, de 24 anos, e contou como a reforma do imóvel trouxe ânimo para eles.

No ato de entrega da chave após a reforma, ela não escondeu a emoção e declarou ter ficado muito contente com as intervenções realizadas no seu lar. “A casa mudou muito. Não acreditei que ficaria desse jeito. Está muito linda, eu amei”, afirmou.

Bruno Reis destacou que o Morar Melhor realiza sonhos das pessoas. “Dona Anady, assim como muitas pessoas daqui de Jaguaribe, construiu sua casa com muito esforço. Quando a Prefeitura chega com este programa, muitas pessoas não acreditam, ou porque não conhecem ou porque acham que não é da vida real. Mas este programa vem transformando a vida de mais de 42 mil famílias”, salientou.

Por meio do programa, são executados nos lares serviços de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Reportagem: Joice Pinho / Secom PMS

Skip to content