Prefeitura entrega obra de macrodrenagem no bairro de Tancredo Neves

Antes da intervenção no canal da Rua Doralice Dória, em Tancredo Neves, o cotidiano da auxiliar de serviços gerais Iara Felix, de 56 anos, e de toda a comunidade da região se resumia a escapar de alagamentos, desviando de esgoto e animais peçonhentos, que desfilavam a céu aberto pela via. A realidade mudou após a realização da obra de macrodrenagem, pavimentação e urbanização no entorno, realizada pela Prefeitura e entregue nesta quarta-feira (21), na Rua 2 de Maio, em Tancredo Neves, com as presenças do prefeito Bruno Reis e demais autoridades.

Durante a apresentação das ações efetuadas, o prefeito observou que a prioridade da atual gestão é promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos soteropolitanos. “Vivemos em uma cidade marcada por uma topografia irregular, com poucos espaços para construção das moradias. Esse canal da Rua Doralice Dórea recebe toda a água da chuva dessa região, além do esgoto das casas. Um dos sonhos da comunidade era acabar definitivamente com os esgotos a céu aberto correndo na porta das pessoas, provocando o surgimento de ratos, baratas, fezes e urina dentro de suas casas. Anteriormente, as pessoas tinham que passar por cima das tábuas de madeira para entrar em casa. Agora, essa realidade faz parte do passado”.

O chefe do Executivo lembrou ainda que a Prefeitura concluiu todo o trabalho a partir de recursos próprios. “Este era um serviço que caberia à Embasa. Foi feita toda a parte do saneamento, além do serviço de macrodrenagem. Hoje está sendo mudada definitivamente a vida das pessoas que moram aqui”, arrematou Bruno Reis.

Residente na região desde a infância, Iara Félix, de 34 anos, lembra dos problemas enfrentados pela comunidade. “Não havia a menor estrutura para circular por aqui. Os moradores conviviam com fezes, ratos e demais bichos na hora de sair e voltar para casa. O contato com o esgoto espalhou muita doença entre os moradores, sejam crianças, adultos ou idosos. Agora tudo melhorou. É outra coisa em vista ao que tínhamos antes”.

Qualidade de vida – Uma das obras mais aguardadas pela comunidade da Estrada das Barreiras, o canal da Rua Doralice Pereira Dórea recebeu melhorias em cerca de 1 km de extensão do canal. A obra, que custou quase R$8 milhões, envolveu a requalificação a partir da drenagem pluvial da via principal e das ruas do entorno, reurbanização e tamponamento integral do canal, nos moldes dos serviços executados no Vale das Pedrinhas e nas ruas Rosalvo Silva e Cônego Pereira.

As ações também envolveram melhorias no passeio para facilitar a mobilidade de pedestres, assim como pavimentação de ruas, escadaria drenante, drenagem, obras de escadaria e implantação de miniquadra de futebol e equipamentos de ginástica. Na ocasião, também foi autorizada a construção de uma praça, completando o processo de urbanização da localidade.

Criado: 21 Setembro 2022