Prefeitura entrega orla de Ipitanga completamente requalificada

Conhecida pela diversidade litorânea e belas praias que movimentam o turismo de sol e mar, Salvador foi beneficiada com a entrega das obras de requalificação do trecho de orla de Ipitanga nesta sexta-feira (6). A solenidade contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, além da participação de outras autoridades.

A requalificação de Ipitanga ocorreu entre a Alameda Cabo Frio até a esquina da Rua Renato Berbert de Castro com a Rua Santo Antônio de Ipitanga, compreendendo, também, parte do Flamengo. Os serviços realizados envolveram novo paisagismo, sistema de irrigação automatizado, iluminação pública modernizada, nova pavimentação em vias e passeios, bem como rede de drenagem, oferecendo mais conforto e segurança aos moradores e frequentadores da área.

A intervenção contou com recursos de R$12 milhões e contemplou 1,8 km de extensão, dentro da ampla estratégia de revitalização que ocorre na região, incluindo Stella Maris e Praia do Flamengo. O projeto foi elaborado sob a coordenação da FMLF.

O prefeito Bruno Reis destacou que este trecho de orla é um dos mais visitados por turistas e soteropolitanos na capital baiana. “Em um tempo não muito distante, esta região queria pertencer a Lauro de Freitas porque a Prefeitura não se fazia presente. Desde 2013 mudamos essa realidade e as áreas limítrofes de Salvador hoje, quando fazemos uma enquete, estão se sentindo felizes por fazer parte da capital baiana. Isso não apenas pelo conjunto de intervenções urbanísticas que realizamos, mas também pela presença permanente da Prefeitura com a chegada de ações e serviços que melhoram a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

O gestor do Executivo municipal reforçou que as intervenções realizadas nos últimos anos têm permitido que a cidade esteja sempre nas primeiras posições do ranking de destinos turísticos mais almejados, gerando mais oportunidades de emprego e renda para os soteropolitanos.

“Todos nós sabemos a importância destas obras, não apenas para embelezar a cidade, mas dentro da nossa estratégia de consolidar Salvador como primeiro destino turístico do Brasil. Não é fácil requalificar e manter 64 km de orla, que é a mais extensa do Brasil. Ainda assim é um compromisso da Prefeitura chegar ao final de 2024 com toda essa orla requalificada, mais agradável e bonita para moradores e visitantes”, concluiu.

Infraestrutura – Para quem curte atividades ao ar livre, o trecho ganhou um calçadão com pista compartilhada, quadra poliesportiva, quadra de vôlei, espaços de convivência, alamedas de acesso, espaço para piquenique, pista de skate, mobiliário urbano, decks e rampas de acesso à praia. Também foram instalados quatro quiosques para comercialização de água e acarajé.

A requalificação da orla marítima entre Stella a Ipitanga foi construída em conjunto com a comunidade, através de contatos com lideranças e oficinas de participação popular que validaram a proposta. O desenvolvimento da estratégia contou com acompanhamento de uma comissão de representantes eleita em uma das oficinas.

Celebração – A baiana de acarajé Joselita de Jesus Costa teve um motivo a mais para celebrar a entrega da obra. Ela é uma das permissionárias dos novos quiosques e afirmou que está ansiosa para receber os clientes com muito mais comodidade. “Eu sou baiana há 27 anos e vendia na faixa de areia. Com esse quiosque vou ter uma estrutura bem melhor para trabalhar. A orla está linda, com uma infraestrutura maravilhosa e muito mais atrativa. A qualidade de vida e de lazer aqui agora é outra. Espero vender muito mais agora”, afirmou.

Renato Nascimento Bandeira, 67 anos, é proprietário de um imóvel no local e sempre realiza suas caminhas na orla. Ele contou que ficou admirado com as mudanças após as intervenções da Prefeitura. “Aqui havia muitos buracos, não tinha calçada e era muito difícil de caminhar. Outro problema é que não tinha iluminação e isso aumentava nossa sensação de insegurança. Achei essas mudanças ótimas, valorizaram mais a área. Está tudo muito elaborado”, pontuou.

Em abril passado, a Prefeitura entregou à população o trecho de orla de Stella Maris, entre a Rua Carlos Ott e o início do Loteamento Praias do Flamengo.

Balanço – Desde 2013, a orla de Salvador tem passado por uma inédita e profunda requalificação promovida pela administração municipal, que segue sendo realizada em outros trechos, no intuito de promover a urbanização contínua ao longo de toda a orla da primeira capital do Brasil.

“Salvador montou uma estratégia que tem a ver com o fortalecimento do produto do turismo na área de sol e praia. Há cerca de oito anos, a capital baiana vem recuperando as orlas e voltando a ser muito forte nesse tipo de turismo. A requalificação de Stella Maris e Ipitanga vem dentro do condão de melhorar a infraestrutura turística nessas praias, que são as mais frequentadas tanto pelos baianos quanto pelos turistas. Tudo para que todos possam ter conforto e condição para desfrutar das belezas naturais que existem nesses trechos”, avaliou o titular da Secult, Fábio Mota.