Prefeitura entrega primeira escola de 2021 no bairro do IAPI

Salvador ganhou a sua primeira unidade de ensino em 2021. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Semente do Amanhã, no IAPI, foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, nesta sexta-feira (5), após ser reconstruído pela Prefeitura. O equipamento já possui toda a estrutura adequada aos protocolos sanitários para conter a disseminação do novo coronavírus, quando aulas presenciais tiverem retorno.

O antigo imóvel, construído em pré-moldado, apresentava problemas estruturais e foi demolido, dando lugar a uma unidade de ensino ampla e confortável para alunos e professores. São 993 m² de área construída, oito salas de aula climatizadas e acessibilidade total. O Cmei fica localizado na Avenida General San Martin, 69, e as obras contaram com investimento de R$2,5 milhões, provenientes de recursos próprios do município.

“Estivemos aqui há quase um ano, na quinta-feira após o Carnaval de 2020, demolindo essa escola cuja estrutura estava degradada. As crianças corriam risco de tomar choque por causa das instalações precárias. Quando chovia, havia goteiras nas salas causando a suspensão das aulas. A unidade não oferecia mais nenhuma condição para os alunos aprenderem e para os professores ensinarem”, destacou o prefeito.

Bem diferente de agora. O novo Cmei possui parque infantil, solários, secretaria, coordenação, sala de professores, diretoria, sanitários PCD, adulto e infantil, refeitório, cozinha, depósitos de alimentos e de material de limpeza, área de serviço externa, casa de gás, casa de lixo, depósito de material didático, área de acolhimento, entre outros espaços. A estrutura poderá atender a 200 alunos (antes era 120), de dois a cinco anos de idade, no segmento da Educação Infantil.

De acordo com a Smed, até o final do ano, está prevista a entrega de mais 11 unidades de ensino novas na capital baiana. Os investimentos totais somam R$55,6 milhões.

Retomada – Quem entra no Cmei Semente do Amanhã pode constatar que o espaço já está 100% adequado aos protocolos preventivos contra a Covid-19. Há totens e dispensadores de álcool em gel de fácil acesso e marcações de distanciamento social no chão. As carteiras das salas de aula também seguem o espaçamento adequado.

Bruno Reis reforçou que todas as unidades de ensino rede municipal estão preparadas para a retomada das aulas, que foram suspensas em março do ano passado em função da pandemia. Ele lembrou que hoje (5) à tarde haverá uma reunião entre o governo do Estado e representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB) para discussão e organização da volta das atividades de classe.

“Temos protocolos que determinam a entrada dos alunos. O processo de preparação contou com todo o corpo pedagógico”, afirmou o prefeito. Ele também declarou que as aulas virtuais da rede municipal serão iniciadas este mês. O conteúdo será disponibilizado por canais de TV.

“A situação da Covid-19 em Salvador segue sob controle e precisamos nos programar para tentar iniciar as aulas, para não perdemos um segundo ano letivo. A nossa ideia é nesses primeiros meses, março e abril, recuperar o ano de 2020. E a partir de maio, oferecer o conteúdo de 2021 com aulas semipresenciais, com reforço escolar no contraturno, aproveitando a tecnologia para o aprendizado”, disse.

Na ocasião, ele anunciou que a Prefeitura convocará, nos próximos dias, mais professores concursados para reforçar a rede municipal no início das atividades.

Planos – O secretário Marcelo Oliveira assegurou que dois planos foram elaborados para o retorno das aulas em Salvador. Um deles indica os procedimentos que deverão ser dirigidos aos alunos na escola, que vão desde o distanciamento entre as carteiras em sala de aula, dinâmica do recreio e afins.

O outro traz protocolo pedagógico, isto é, um plano de como serão dados os conteúdos de 2020/2021 em um único ano letivo. “A nossa preocupação é reparar esse prejuízo que as crianças tiveram com a falta de aula presencial durante o ano de 2020 para que a gente não leve esse prejuízo para 2022. Iremos começar as aulas remotas no próximo dia 18. Estas atividades terão acompanhamento dos professores”, disse.