Prefeitura entrega reforma da Feira de Castelo Branco com mais conforto a trabalhadores e clientes

A reforma da Feira de Castelo Branco foi entregue pela Prefeitura de Salvador na manhã desta sexta-feira (10). O equipamento, localizado entre as ruas Vitorino Alves Moitinho e Genaro de Carvalho, está de cara nova, oferecendo condições estruturais adequadas para que os 47 permissionários que atuam na área trabalhem com dignidade e conforto.

A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Luciano Ribeiro. A reforma da Feira de Castelo Branco foi executada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e teve investimento de pouco mais de R$ 1 milhão.

“Este é mais um ordenamento que estamos fazendo em nossa cidade, dando melhores condições de trabalho para os feirantes. O equipamento está completamente requalificado e conta com 47 boxes. Os permissionários vão poder trabalhar com uma estrutura muito melhor, protegidos da chuva e do sol, em condições dignas de exercerem as suas atividades e incrementar as suas rendas. E as pessoas que vêm comprar também terão conforto e segurança maiores”, afirmou o prefeito.

A feira é um dos principais pontos de comércio popular do bairro de Castelo Branco e região. Antes da reforma, o equipamento tinha barracas deterioradas, instalações elétricas expostas, assim como dutos precários de esgoto e de água. A pavimentação também estava danificada com infiltrações e parte da cobertura estava improvisada com lona e plástico.

“Antes isso aqui estava bem feio, cheio de lixo. A gente não tinha essas barracas, tinha que montar a estrutura com uns ferros velhos e colocar umas tábuas em cima. Agora está uma maravilha, com espaço bom para guardar as mercadorias. Antes, ficava aberto e o pessoal levava”, relatou a feirante Rosilda Bonfim, de 39 anos, que trabalha no local desde 2019.

Bruno Reis destacou ainda o compromisso da gestão em melhorar as condições de trabalho para os trabalhadores do comércio informal da capital baiana. “Já fizemos o ordenamento de pelo menos 20 áreas ao longo desses últimos anos em nossa cidade. Nesse momento, estamos construindo a Feira do Curtume, na Baixa do Fiscal. Vamos dar início em breve ao novo Mercado de São Caetano. É mais uma boa notícia que a gente vai levar para aquela região, organizando o comércio informal da nossa cidade. A gente sabe da importância desse segmento para gerar renda e garantir o sustento de muitas famílias da nossa cidade”, afirmou.

Reforma – Diante da situação insalubre do espaço, a Prefeitura elaborou o projeto de reforma para recuperação de toda a estrutura física, adequando-a às exigências de acessibilidade, segurança e conforto.

As intervenções envolveram desde um redesenho do layout da feira até a elaboração de novos expositores para comercialização de produtos. Além disso, foram construídos 10 armários para que os feirantes guardem os seus materiais, além de banheiros para darem conforto aos trabalhadores.

A Feira de Castelo Branco ganhou nova cobertura, portões, iluminação, tomadas e espaço com pias para feirantes e clientes. O pacote de ações contemplou ainda a pintura e a substituição da pavimentação asfáltica por piso no material granilite, de alta resistência, além da implantação de rampas de acessibilidade.

“A Prefeitura vem cuidando para que ambulantes e vendedores do comércio informal de Salvador tenham locais mais seguros e adequados para trabalhar. Sabemos da importância que os feirantes representam para a nossa cidade. E essa nova estrutura foi pensada para ser um ambiente melhor para eles e para os clientes, que passam a ter de volta um lugar atrativo para comprar frutas e verduras aqui em Castelo Branco”, celebrou o titular da Semop, Luciano Ribeiro.

Antiga frequentadora da feira, a aposentada Marlene Ferreira, de 57 anos, também elogiou a requalificação do local. “Sempre gosto de pegar meus temperos, frutas e verduras aqui, mas não estava bem arrumada. Hoje a gente vê que mudou para melhor, a prefeitura está de parabéns. Vou frequentar mais ainda. Todos nós ganhamos”, disse.