Prefeitura entrega três novas geomantas na região de Pau da Lima

Três novas geomantas passam a reforçar a proteção de áreas de risco em Salvador, mais precisamente na região de Pau da Lima. Os equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (20) pelo prefeito Bruno Reis e pelo diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, dentre outras autoridades.

A cerimônia simbólica ocorreu em uma das localidades beneficiadas: a Rua São Benedito, em Nova Brasília. No local, a técnica foi implantada em uma área de risco de 473 m², com investimento de R$71 mil e 180 famílias residentes no entorno.

O segundo equipamento protege 555 m² de encosta na Rua São Domingos, em São Marcos, e beneficia 150 famílias, em um investimento de R$84 mil. A terceira geomanta está localizada na Travessa da Favela, no bairro de Pau da Lima, em uma área de risco de 584 m² e investimento de R$88 mil. Cerca de 250 famílias foram beneficiadas nesta ação.

Na ocasião, o prefeito ressaltou o conjunto de investimentos realizados pela administração municipal desde 2015 e que contribuíram para tornar Salvador mais resistente e resiliente às chuvas. Inclusive, nenhuma morte foi registrada, desde 2021, provocada pelo período chuvoso.

“Neste mês já choveu mais de 300 mm, mais de 110% do previsto para todo o mês de abril. No entanto, graças ao trabalho que estamos realizando, a cidade está resistindo a essa situação. Salvador hoje está muito mais preparada para o período das chuvas, com o trabalho realizado durante todo o ano através de uma série de ações. A prioridade sempre será salvar vidas”, declarou Bruno Reis.

Segurança – Moradora da Rua São Domingos há 25 anos, a dona de casa Marluse Santos, de 44 anos, contou que, antes da intervenção da Prefeitura, todo o barulho escutado no período de chuva fazia com que todos saíssem de casa correndo, por medo de desabamento do barranco. Situação que, agora, faz parte do passado.

“Tínhamos medo até de deixar a porta com cadeado trancado, para não atrapalhar a fuga caso o barranco viesse a cair. Essa geomanta chegou para aliviar o sofrimento que a gente passou esse tempo todo e, com essa chuva que está tendo agora, estamos conseguindo dormir mais tranquilos”, relatou.

A manicure Ana Maria Pereira, de 38 anos, disse que, em uma das vezes, uma parte do terreno já chegou a atingir a casa onde reside. “Tínhamos muito medo. Agora podemos viver mais seguros”, afirmou.

Gal Costa – Na oportunidade, o prefeito Bruno Reis também assinou a ordem de serviço para a execução da limpeza, dragagem e manutenção do canal da Avenida Gal Costa, em São Marcos. A ação será coordenada pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e o investimento é de R$77 mil.

Balanço – De 2016 até o momento, a capital baiana passou a ter 225 encostas protegidas pela técnica que utiliza PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. Coordenada pela Codesal, essa iniciativa municipal tem proporcionando mais segurança para os cidadãos que residem em áreas de risco, principalmente no período chuvoso.