Prefeitura entrega unidade de saúde reformada em Paripe

A Prefeitura reinaugurou nesta terça-feira (05) a Unidade Básica de Saúde de Paripe, a 16ª dentro do Plano de Requalificação da Atenção Básica, sendo a 8ª apenas no Subúrbio Ferroviário. Durante a solenidade, o prefeito ACM Neto lembrou da promessa de recuperar a saúde na capital baiana, priorizando as áreas mais carentes. “Definimos que a recuperação das unidades começaria prioritariamente pelo Subúrbio, e até o final do ano teremos a grata satisfação de entregarmos aqui 17 postos totalmente revitalizados”, comemorou.

A unidade de Paripe foi inaugurada em 1982 e há 20 anos não havia recebido nenhum tipo de intervenção na estrutura física, comprometendo a qualidade dos serviços prestados. Hoje, totalmente requalificada, equipada e mobiliada, tem capacidade para atender 280 pessoas por dia entre crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos, considerando as áreas prioritárias da atenção básica nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Serviços complementares como curativo, exames laboratoriais, vacinação animal, marcação de exames e consultas, dispensação de medicamentos e fornecimento do Cartão SUS também serão oferecidos à população local.

O secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, comemorou o fato de que pela primeira vez a Prefeitura consegue reformar de uma só vez de vez praticamente todas as unidades de saúde do município, o que representa um marco em Salvador. Aproveitou também para anunciar que os serviços na unidade de Paripe serão ampliados com a convocação de mais um  enfermeiro e um pediatra aprovados no concurso público.

Hoje, o posto conta com um médico clínico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem. “Todas as unidades estão sendo entregues com 100% de cobertura de profissionais. Somente neste mês de novembro serão mais 19 postos reinaugurados com equipes completas”, anunciou.

Urgência e Emergência – Durante a solenidade de entrega do posto de saúde de Paripe, o prefeito ACM Neto também anunciou a construção de uma UPA 24 horas na região e a recomposição das equipes de atendimento na UPA Adroaldo Albergaria. “Iremos dar a ordem de serviço para construção deste equipamento no mês de dezembro, como presente de Natal para o povo do Subúrbio. Nesse período também já estaremos com a UPA de Periperi funcionando plenamente com a contratação de uma empresa que garantirá profissionais na unidade todos os dias, durante 24 horas”, afirmou.