Prefeitura entrega USF e contenção de encosta no bairro de São Marcos

Demanda antiga da comunidade do bairro de São Marcos e região, a Unidade de Saúde da Família (USF) Gal Costa foi inaugurada nesta terça-feira (14), pelo prefeito Bruno Reis. O equipamento vai ofertar serviços de atenção integral, desde o recém-nascido até o idoso, através do atendimento médico, de enfermagem e odontológico, com capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia, por meio da atuação de quatro equipes de Saúde da Família e quatro equipes de Saúde Bucal. Na mesma cerimônia, a Prefeitura entregou mais uma contenção de encosta e apresentou o Plano Municipal de Saúde para a Infância e a Adolescência (PMSIA) 2022-2030.

Durante a entrega, que foi acompanhada pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pelo ex-prefeito ACM Neto, Bruno Reis ressaltou a superação dos desafios que se apresentaram à gestão durante o primeiro ano de mandato. “Uma gestão só funciona se tiver a capacidade de planejar e executar. E as entregas desta terça-feira são exemplos disso, pois em momentos de crise precisamos dar respostas imediatas. Ao longo deste ano não paramos uma só obra e temos todas as contas em dia. Além disso, tiramos projetos e ações do papel, como é de se esperar”, declarou.

Os atendimentos da USF Gal Costa podem ser prestados na própria unidade de saúde, em domicílio, quando necessário, ou em outros equipamentos sociais da comunidade, na área da Atenção Primária à Saúde. A unidade realizará assistência, prioritariamente, à população de São Marcos e adjacências, com aproximadamente 16 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, e os profissionais deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

No posto serão oferecidos serviços dentro dos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, nas áreas de Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso e Saúde Bucal. A unidade de saúde disporá também de serviços complementares, a exemplo de curativos; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; marcação de consultas para outras especialidades e outros exames ofertados no Município; dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via).

Avanço – O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, lembrou da dificuldade para implantação da unidade e explicou a oferta de serviços.  “Essa foi a unidade mais difícil de tirar do papel. Hoje realizamos um sonho. Saímos de nove unidades neste distrito e chegamos a 17. Até o aniversário da cidade, em 2022, serão entregues mais quatro equipes de saúde e quatro de saúde bucal”.

O gestor ressaltou ainda que a cobertura de Atenção Primária à Saúde do Distrito de Pau da Lima atualmente é de 68%. O território passa a dispor de 16 equipamentos de Atenção Primária à Saúde, com a implantação da USF Gal Costa.

Histórico – Em 2017, Salvador aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança, uma iniciativa da Fundação Abrinq para estimular a implementação de políticas públicas que garantam o avanço dos direitos das crianças e adolescentes. Assim, como resultado desse compromisso assumido pela gestão municipal, foi elaborado, ainda em 2019, o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA), com a participação de diversas secretarias, sendo a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) a responsável pela condução desse processo.

Sendo assim, o Plano Municipal de Saúde para a Infância e a Adolescência (PMSIA) 2022-2030 traz políticas de saúde voltadas para a infância e adolescência que serão desenvolvidas pelo município nos próximos nove anos. O Plano estabelece estratégias locais destinadas a enfrentar ou minimizar problemas prioritários que mais afetam as crianças e os adolescentes que vivem na capital baiana.

Encosta – Na ocasião, o prefeito aproveitou para entregar a contenção da encosta que fica atrás da USF Gal Costa, em uma área total de 1.156 m². Com investimento municipal de R$1,3 milhão, a intervenção envolveu aplicações de solo grampeado, concreto projetado, plantio de grama em 152 metros quadrados da área e alvenaria de pedra em 500 metros quadrados. Desde 2013, a Prefeitura de Salvador já concluiu 113 obras de contenção de encostas, sendo 97 entre 2013 e 2020, além de 16 obras nesta gestão, iniciadas em janeiro de 2021.

Gripário – Durante o ato, Bruno Reis avisou que, devido ao aumento de casos de gripe na capital baiana, o gripário do Pau Miúdo será reaberto dentro de três dias. “Estamos acompanhando a escalada dos casos de gripe na cidade e também reiteramos o apelo para que as pessoas possam se vacinar. Há hoje na cidade uma megaoperação de vacinação. Por outro lado, sempre dissemos que, em caso de necessidade, podemos reativar as unidades e, se necessário, podemos inclusive montar outros”.