Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura entregará 17 unidades de saúde no Subúrbio até o final do ano

 

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregará até o final do ano ao Subúrbio Ferroviário 17 unidades completamente reformadas e equipadas. A iniciativa integra o Programa de Requalificação da rede lançado no primeiro semestre, que prevê mudar a realidade de 70% dos postos de saúde até dezembro.

 

Apenas nesta segunda-feira (23) foram entregues pelo prefeito ACM Neto e secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Constituinte e a USF Vista Alegre, reforçando a assistência à saúde aos moradores do Subúrbio. Outras três já haviam sido reinauguradas: Bate Coração, Fazenda Coutos e Alto da Terezinha. Nesta terça-feira (24), será a vez de beneficiar a comunidade de Alto do Cruzeiro.As outras obras de outras dez estão em andamento.

 

As USFs Nova Constituinte e Vista Alegre contam com serviços de atenção integral à saúde, considerando as áreas prioritárias nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Contam ainda com serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário, distribuição de medicamentos básicos e fornecimento do Cartão SUS.

 

A unidade de Nova Constituinte está preparada para atender 250 pessoas por dia através da atuação de duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal, compostas por dois médicos generalistas do programa “Mais Médicos”, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, 17 agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Diariamente, serão realizadas cerca de 140 visitas domiciliares.

 

A unidade de Vista Alegre terá a mesma capacidade de atendimento com duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal, compostas por dois médicos, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, 14 agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além das 112 visitas domiciliares.

 
O prefeito afirmou que as reformas demonstram a preocupação da administração com o Subúrbio e reafirma seu compromisso com as áreas mais pobres da cidade. “Sei que governar implica tomar algumas escolhas. Eu escolhi começar a requalificação das unidades de saúde pelo Subúrbio por entender que essa é uma prioridade. Foi por isso que quando assumimos resolvemos mudar o projeto de construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Orla para trazê-la para Paripe, com o apoio de uma base do SAMU, reforçando os atendimentos de urgência e emergência na região. Com trabalho, seriedade e compromisso vamos mudar a cara da nossa cidade”, afirmou Neto.

 

 

Skip to content