Prefeitura entregará novas casas a moradores da Portelinha

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), entrega os 292 apartamentos do Loteamento Fazenda Grande 15A no próximo sábado (21), às 8h, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Do total, 232 unidades serão destinadas às famílias moradoras da antiga comunidade da Portelinha, em Fazenda Grande II. O novo conjunto habitacional está localizado na Estrada do Matadouro, entre Águas Claras e Cajazeiras V, e a cerimônia contará com a presença do prefeito ACM Neto e do secretário da Sindec, Paulo Fontana, dentre outras autoridades.

A entrega de novas moradias aos residentes da Portelinha é um compromisso firmado pela atual gestão, durante visita realizada à comunidade em abril deste ano, e foi realizado em tempo recorde. Na ocasião, foi constatada a situação precária na qual viviam as famílias, em barracos à beira no canal que passa pelo bairro da Fazenda Grande II. Os cidadãos foram inscritos no programa federal e o sorteio dos apartamentos aconteceu em julho deste ano.

De acordo com o secretário da Sindec, Paulo Fontana, além da ligação dos serviços de água e energia elétrica, a Prefeitura vai promover também, gratuitamente, as mudanças dos pertences dessas famílias. Os antigos barracos serão demolidos pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) no mesmo dia e o local passará por requalificação, para evitar novas ocupações irregulares. “Estamos trabalhando para oferecer moradias dignas e seguras aos cidadãos”, destacou Fontana.

Inscrições – As inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida continuam abertas através da Internet, pelo site www.casavida.salvador.ba.gov.br. Quem preferir, pode comparecer à sede da Sindec, na Avenida Vale dos Barris, 125, ao lado da Transalvador, ou ligar para o telefone (71) 3173-8700. Tem direito a se inscrever no Minha Casa Minha vida todo cidadão que tenha renda familiar entre zero e R$ 1.600. De acordo com a portaria federal, têm prioridade mulheres chefes de família, quem vive em área com risco geológico ou insalubridade e pessoas deficientes.