Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura estuda local para próximo Réveillon de Salvador

O Réveillon Salvador 2014 foi um sucesso. O evento organizado pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), atraiu 390 mil pessoas nos quatro dias de festa na Praça Cairu, no Comércio. O balanço foi apresentado hoje (02) pelo prefeito ACM Neto na companhia do titular da Sedes, Guilherme Bellintani, e do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em coletiva de imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza. O prefeito aproveitou para afirmar que ainda está em avaliação o local para realização do próximo Réveillon.

Além disso, o prefeito anunciou que está mantido o formato do evento com quatro dias, com grade de atrações no mesmo nível de qualidade, tudo com o objetivo de transformar a capital baiana no primeiro destino do Brasil no Réveillon. Serão realizadas duas grandes festas: uma num local central e outra em região com grande densidade populacional, sendo cogitados o Subúrbio ou Cajazeiras.

“Havia muita dúvida sobre a realização do evento no Comércio, mas vimos que deu certo. Ainda vamos pensar se repetiremos o evento no local. Precisamos avaliar se daqui a dois ou três anos a Praça Cairu comportará o público que esperamos trazer, já que a perspectiva é que esse número cresça a cada ano. Nos próximos meses, essa decisão será anunciada, até porque queremos lançá-lo com grande antecedência”, afirmou o prefeito. Neto também agradeceu ao patrocínio da Schin e Coca-Cola, lembrando que já houve demonstração de interesse no próximo evento.

O secretário Bellintani lembrou que o sucesso do evento foi influenciado positivamente pelo trabalho prévio no espaço, a exemplo do trabalho executado na Ladeira da Preguiça, do paisagismo na encosta que separa as cidades Baixa e Alta, além do reforço na iluminação e correção de problemas nas calçadas. “Temos uma geografia que favorece a chegada e saída de pessoas pela Avenida Contorno e Comércio e um espaço público adequado para novos tipos de evento com uma belíssima fotografia”, acrescentou.

 

O secretário Maurício Barbosa elogiou a iniciativa da administração com a realização do evento, especialmente pela facilidade de montagem de barreiras para revistas. “Montamos cinco barreiras que nos possibilitou fazer a revista manual, com apreensão de armas brancas e objetos cortantes. Não registramos, portanto, ocorrências graves como homicídios ou tentativas de homicídio, sendo a maioria identificada como pequenos furtos ou vias de fato”, destacou, lembrando que foram investidos cerca de R$1 milhão na área de segurança pública.


Atrações de peso nacional marcaram presença, a exemplo de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Claudia Leite, Paralamas do Sucesso, Anitta, Nando Reis, entre outros. A virada do ano contou com show pirotécnico de 15 minutos, com 12 toneladas de fogos apenas no local da festa, no Comércio, em base localizada na Baía de Todos os Santos. Ao todo, foram 20 toneladas de fogos em 12 pontos como Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira, Periperi e nas ilhas de Paramana, Bom Jesus dos Passos e de Maré. Nesses locais, a duração dos fogos foi de sete minutos.

Cerca de 4 mil servidores da Prefeitura trabalharam diretamente na organização do evento. Foram 10 dias de montagem das estruturas, sendo palco com 19,8m de largura por 15,4m de profundidade, 50 praticáveis para palco, oito geradores, 10 estrutura entre camarim, copa e sala de operações, numa mobilização envolvendo 80 pessoas da Sedes. O Réveillon também atuou na geração de renda para 280 ambulantes que trabalharam na Praça Cairu, sendo 180 fixos e 100 volantes.


Confira abaixo os detalhes de estrutura e serviços públicos municipais:


Público (segundo estimativa da Polícia Militar):
Domingo (29): 85 mil pessoas
Segunda-feira: (30): 100 mil pessoas
Terça-feira (31): 150 mil pessoas
Quarta-feira (1º): 55 mil pessoas
Total de público: 390 mil pessoas nos quatro dias de festa


Segurança:
– Efetivo: Cerca de 1,4 mil homens da Polícia Militar fizeram o policiamento ostensivo durante os quatro dias de festa na Praça Cairu, no bairro do Comércio.


– Estrutura: Foram montados três postos operacionais, distribuídos em frente à Igreja da Conceição da Praia, ao lado do Elevador Lacerda e o terceiro em frente ao Centro Náutico da Bahia. Também ao lado da igreja foi disponibilizado um posto da Polícia Civil para registro de ocorrências, a exemplo de perda de documentos.


– Ocorrências:  
Domingo (29): dois desacatos, 45 furtos.
Terça-feira (30): 61 furtos, apreensão de arma de brinquedo. Sete armas brancas, uma ocorrência de roubo e um ato libidinoso
Quarta-feira (31): 102 furtos, um flagrante de trafico, um agressão


Guarda Municipal:
– Operação: A Guarda Municipal atuou com 400 agentes na proteção ao patrimônio público, além de dar apoio às ações dos órgãos municipais que atuaram na festa.


– Notificações: 290 documentos encontrados e entregues à 16ª CPMI; 29 apreensões de armas brancas, sendo 7 facas e 22 garrafas de vidro;  5 tentativas de agressão aos agentes da Transalvador; 46 socorros com encaminhamentos ao Samu; 18 conduções por furtos, desacatos, roubos, com destaque para o encaminhamento de um traficante de drogas, conduzido à delegacia com a quantia de R$ 6.300,00.


Saúde:
– Operação: A Prefeitura disponibilizou 120 profissionais, uma ambulância do SAMU 192 fixa e duas ambulanchas na Baía de Todos os Santos, em regime de plantão. Uma unidade móvel foi montada na Praça Cairu, com 16 leitos, onde trabalharam seis médicos e mais de 40 profissionais da equipe. Centro Histórico, Canela, Campo Grande e Avenida Centenário também contaram com cobertura médica através da disposição de cinco ambulâncias de referência.


– Ocorrências: foram atendidos 163 pacientes no posto de saúde instalado próximo à Igreja da Conceição da Praia, sendo que cinco tiveram que ser transferidos para hospitais para continuidade do atendimento. Os casos referiram-se a traumas (03), perfuração por arma branca (01) e sangramento de gestante (01).


Transalvador:
– Operação: Das 10h de domingo (29) até as 6h desta quinta-feira (02), estiveram mobilizados 86 agentes com 21 viaturas e seis motocicletas. Na ocasião, foram utilizados 392 cones, 102 prismas de concreto e dez guinchos para bloquear e ordenar vias, na região do Comércio.


– Elevador Lacerda: Cerca de 180 mil pessoas utilizaram o equipamento durante os três dias de festa. Os maiores picos foram registrados nas noites de domingo (29) e terça-feira (31). Apesar do fluxo intenso de usuários, as filas se dissolviam em até 20 minutos. A segurança no equipamento público foi feita pela Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 35 servidores trabalharam para garantir o funcionamento adequado do Elevador Lacerda.


– Ônibus: 77 linhas de ônibus operaram com pontos de parada ao longo da pista interna da Avenida da França. Ao todo, 489 veículos atuaram com frota máxima, equivalente à de dias úteis, isso na área do Comércio. Na Orla, o esquema de transporte em toda a orla da capital foi reforçado para facilitar o deslocamento de milhares de soteropolitanos que resolveram passar a virada de ano nas praias. No dia 31, 162 linhas operaram com frota máxima.


– Estacionamentos: Os estacionamentos São Raimundo, no Vale dos Barris, Barroquinha e Castro Alves, além da Zona Azul, que funcionou em toda a extensão da pista à direita da Avenida da França; na Rua Miguel Calmon, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra; e na Rua Portugal. No domingo, 1.198 pessoas deixaram os veículos nesses locais. Na segunda e terça-feira, esses espaços abrigaram 1.041 e 921 automóveis, respectivamente.


Limpurb:
– Operação: Cerca de 1,4 mil pessoas entre encarregados, motoristas de operações, agentes de varrição, coleta, lavagem de vias estiveram envolvidos na operação de limpeza do Réveillon, que abrangeu desde a área do Comércio, onde foi realizada a festa, até os pontos onde houve queimas de fogos. Foram coletadas 350 toneladas de lixo e utilizado 1,225 milhão de litro de água, além de 1,88 mil litros de aromatizantes.

 

Um dos 32 banheiros contêineres que estarão espalhados em diversos pontos do Comércio, foram disponibilizados 300 sanitários químicos.


Sucom:
– Operação: A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) operou com 69 funcionários durante os quatro dias com monitoramento sonoro e na realização de vistorias no que diz respeito a segurança e propagandas irregulares em casas, vias e estabelecimentos situados na área da festa.


– Notificações: No período que antecedeu ao evento, a Sucom emitiu 21 notificações para proprietários e responsáveis pelos imóveis do entorno proibindo a ocupação de marquises, bem como o uso dos imóveis como camarotes. Donos de bares também foram alertados para não comercializarem bebidas em garrafas de vidro. Vistorias de segurança também foram realizadas no palco, postos oficiais, camarote e praticáveis. Nos dias da festa, foram contabilizadas 43 notificações, 38 apreensões de publicidade e 18 de materiais diversos, como letreiros, placas, entre outros, na região do Comércio. Já nos bairros foram registradas 13 notificações, 12 autos de infração, 27 apreensões de publicidade e 11 de outros materiais, dois embargos de obras, entre outros.


Salvamar:
Foram instalados 46 postos na área do Jardim de Alah à Praia de Aleluia. No período, foram registradas nove ocorrências de pré-afogamento. A praia de maior incidência foi a de Jaguaribe.

 

 

Skip to content