Prefeitura faz grande operação para requalificar Ladeira da Preguiça

Em uma ação que começou ontem (07) e teve prosseguimento hoje (08), a Prefeitura, com o apoio da Polícia Militar, já começou a mudar a cara da região onde fica a Ladeira da Preguiça, que faz a ligação entre o Comércio, na altura da Bahia Marina, e a Praça Castro Alves.  A intervenção mobilizou praticamente todos os órgãos públicos municipais e teve como objetivo garantir a segurança, combater o tráfico de drogas, oferecer auxílio a viciados, remanejar famílias vivendo em situação de risco social para outras áreas, fazer a limpeza e capinação de todo o terreno, além de retirar construções irregulares e que corriam o risco de desabamento.

No total, cerca de 170 homens da Prefeitura participaram da operação, denominada Ordem na Casa e que teve início da Praça Almirante Paula Guimarães, ao lado da Praça Castro Alves. Entre os primeiros a chegar ao local, ontem, estavam os assistentes sociais e técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Foram 17 famílias cadastradas para receber o auxílio-aluguel. Algumas foram cadastradas em programas como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida ou encaminhadas para o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). Houve, ainda, casos de pessoas que optaram por ir para outro imóvel próprio ou de parente.

Antes, segundo o secretário da Semps, Mauricio Trindade, todas as famílias foram encaminhadas aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Lá, elas receberam atendimento de equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. “Tivemos casos de usuários de drogas e de pessoas que precisam de uma atenção maior. Mesmo assim, toda a operação aconteceu com diálogo e de forma pacífica. As pessoas entenderam que viviam numa situação deplorável”, afirmou Trindade.

Limpeza – Outra parte importante da ação é a limpeza e capinação da área, que começou ontem. Até o visual mudou por conta da operação, bem como a sensação de segurança. No início da tarde de hoje, cerca de 200 toneladas de lixo, mato e entulho já haviam sido retirados do local. Muros construídos de forma irregular e que ameaçavam desabar foram derrubados pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

Por conta da operação, pessoas que trabalhavam no Comércio, na região da Bahia Marina, e subiam para o Centro pela Ladeira da Montanha passaram a utilizar a escadaria localizada na lateral da Ladeira da Preguiça. Essa escadaria, que provavelmente foi construída no século XVII e é uma das primeiras ligações entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, não era utilizada porque as pessoas não se sentiam seguras, além de que estava coberta de mato. No serviço de limpeza, foram utilizados uma pá-carregadeira, quatro caçambas, quatro caminhões, um carro-pipa e 45 homens.

Ação visa criar ambiente mais seguro e que possa ser frequentado

Na área da segurança pública, o objetivo da operação na região da Ladeira da Preguiça é criar um ambiente propício para inibir o uso e tráfico de drogas na área. Como essa parte da cidade estava totalmente abandonada pelos poderes públicos, a Prefeitura decidiu intervir, com o apoio da PM, e melhorando a qualidade dos serviços públicos. E mais: em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que respaldou a operação, será feito um projeto maior de requalificação da área.

Como forma de melhorar a segurança em todo o local, a Secretaria de Ordem Pública (Semop) trocou todas as 16 lâmpadas de 100 watts da área por outras luminárias metálicas de 250 watts. A pasta também está instalando uma nova iluminação da escadaria próxima à ladeira, serviço que será também realizado na Praia da Preguiça e adjacências. As ruas ficaram ainda mais iluminadas e limpas com a poda de árvores realizadas pela Sucop.

Da operação participam também o Gabinete do Prefeito, Assistência Militar, a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a Guarda Municipal, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Superintendência de Conservação e Obras Públicas, Transalvador, Superintendência Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) e Ouvidoria Geral do Município.

Vale lembrar que a Ladeira da Preguiça data do século XVII e, por muito tempo, foi uma das principais ligações entre o Porto de Salvador e a Cidade Alta. Com sua recuperação, a população tem de volta mais uma importante parte de história e beleza da capital, de frente à Baía de Todos os Santos.