Logo Prefeitura de Salvador

Linhas de ônibus da Barra serão reestruturadas

 

A Prefeitura continua o processo de reestruturação das linhas de ônibus da cidade com o objetivo de tornar as viagens mais rápidas e reduzir o tempo de espera dos usuários utilizando a integração através do Programa Bilhete Único. Dessa vez, as mudanças vão beneficiar dez linhas que fazem o itinerário para a Estação da Lapa passando pela Barra.

 

As linhas são as seguintes: Estação Pirajá – Lapa (Barramar); Boca da Mata (Barramar) – Lapa (Barramar); Cajazeiras 11 – Lapa (Capital); Fazenda Grande 4 – Lapa (Central); Fazenda Grande 2/3 – Lapa (Expresso Vitória); Cajazeiras 7/6 – Lapa (São Cristóvão); Cajazeiras 8 – Lapa (São Cristóvão); Cajazeiras 6/7 – Lapa (São Cristóvão); Cajazeiras 10 – Lapa (Transol); Fazenda Grande 1/2 – Lapa (Transol).  

 

Os ônibus que faziam esses roteiros serão relocados para reforçar as linhas Mata Escura – Jardim Santo Inácio (São Cristóvão) ; São Marcos – Terminal da França (Expresso Vitória); Nova Brasília – Comércio (Transol); Canabrava – Estação Pirajá (Capital), melhorando suas frequências e diminuindo o tempo de espera. Além disso, a Prefeitura vai criar, a partir de domingo (26), três linhas circulares de alta frequência que farão a integração Lapa/Barra, diminuindo o tempo de espera e de viagem. São elas: Lapa – Chame-Chame (Verdemar); Lapa – Barra Avenida/Barra (BTU) e Lapa – Garibaldi/Ondina (Verdemar). 

 

O primeiro circular (Lapa – Chame-Chame) fará o roteiro passando pela Rótula dos Barris, Avenida Centenário, Passarela Chame-Chame, fazendo o retorno voltando pela Avenida Centenário e Rótula dos Barris. O local de parada é a Plataforma B, ponto 36, subsolo da Estação da Lapa. 

 

O segundo circular (Lapa – Barra Avenida/Barra) fará o roteiro passando pelo Politeama, Campo Grande, Vale do Canela, Ladeira da Gabriela, Avenida Princesa Leopoldina, Avenida Princesa Izabel, Porto da Barra, Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Marquês Caravelas, Rua Alameda Antunes, Avenida Princesa Isabel e Vale do Canela, retornando pelo viaduto do Campo Grande, Politeama e Rótula dos Barris. O local de parada é a Plataforma B, ponto 35, subsolo da Estação da Lapa. 

 

O terceiro circular (Lapa – Garibaldi/Ondina) fará o roteiro Rótula dos Barris, Vasco da Gama, Avenida Garibaldi, Avenida Ademar de Barros, Avenida Oceânica (via Lindeira), Rua Baependi, Rua Oswaldo Ribeiro, Avenida Ademar de Barros, Avenida Garibaldi, retornando pelo Hospital Jorge Valente passando novamente pela Avenida Garibaldi e Vasco da Gama. O local de parada é a Plataforma B, ponto 34, subsolo da Estação da Lapa. 

 

Orientação – Os códigos das linhas circulares são LB1, LB2 e LB3, respectivamente. A Transalvador vai disponibilizar nos bairros e na Estação da Lapa monitores para orientar a população sobre as mudanças. “A população vai ter um sistema mais ágil e inteligente, com ônibus para fazer a integração para a Barra de dez em dez minutos. Isso vai acelerar as viagens e melhorar a mobilidade das pessoas, que chegarão mais rápido ao  destino”, afirmou subsecretário de Urbanismo e Transporte, Orlando Santos. “Além disso, vamos reforçar as linhas em outros bairros onde havia problemas de carência no sistema”, complementou. 

Skip to content