Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura fecha parceria com mais um aplicativo de mobilidade

Quem utiliza o transporte coletivo de Salvador já pode contar com mais uma opção para tornar os deslocamentos ainda mais eficientes. O aplicativo Moovit, planejador de viagens presente em 112 países do mundo, passa a oferecer aos usuários da capital baiana informações sobre o transporte público em tempo real, com o objetivo de oferecer ainda mais facilidade para quem utiliza o sistema de transporte em Salvador. 

O Moovit dará acesso à localização das mais de 300 linhas do sistema de transporte de Salvador em tempo real através do GPS dos veículos. Além disso, o app também disponibiliza ao usuário informações sobre o metrô e horários da travessia Plataforma – Ribeira, permitindo um planejamento integral de viagens ao agregar todas as diferentes opções de deslocamento, incluindo os serviços de bicicletas compartilhadas. 

Para aproveitar a ferramenta, basta o usuário colocar o destino que o aplicativo irá apresentar as opções mais rápidas para seu deslocamento. A funcionalidade, além de reduzir o tempo de viagem, oferece ao usuário mais segurança, uma vez que poderá aguardar num local seguro até que o ônibus desejado esteja mais próximo, para que não necessite aguardar por longos períodos nos pontos. 

Outra funcionalidade do app é o envio de notificações aos usuários sobre o trajeto, alertando, por exemplo, quando estiver próximo ao ponto de desembarque, além de outras informações relevantes para o deslocamento como trechos interditados ou alterações de itinerário. O aplicativo também é acessível para pessoas com restrições de locomoção e deficientes visuais, integrado às tecnologias VoiceOver e TalkBack (leitores de tela). 

“O Moovit será mais uma opção para ajudar os usuários a tornar seus deslocamentos mais eficientes, permitindo a programação das viagens em tempo real e reduzindo o tempo gasto com deslocamentos”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Müller. 

Para o gerente geral do Moovit no Brasil, Pedro Palhares, a missão do aplicativo é simplificar a mobilidade urbana, tornando os deslocamentos mais acessíveis e sustentáveis. “Ficamos muito felizes em estabelecer esta parceria com Salvador e ajudar a melhorar a experiência dos moradores e dos milhares de turistas que visitam a cidade”, afirmou. 

Funcionamento – O Moovit é o aplicativo de mobilidade urbana com o maior banco de dados de transporte coletivo do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários e presente em 3.500 cidades de 112 países. No Brasil, já é utilizado em Maceió, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, entre outras cidades. O app pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com sistema Android ou iOS. Atualmente, os usuários da capital baiana já contam com o CittaMobi, que atua na cidade desde 2015.

Criado: 29 Agosto 2022

Skip to content