Prefeitura fecha parceria com Sest Senat para capacitação de motoristas do BRT

Buscando oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo de Salvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) assinou, na última quarta-feira (31) um Termo de Acordo de Cooperação com o Sest Senat para um curso que será oferecido aos motoristas que irão operar os ônibus do BRT. O documento foi assinado durante cerimônia na sede da organização, na Pituba, e contou com a presença de representantes da Semob e da instituição.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou a importância destes profissionais para a implantação do novoo sistema. “Muita gente não imagina as dificuldades que vocês passam diariamente em suas rotinas de trabalho. Estamos vendo hoje a materialização de um dos mais importantes projetos de mobilidade dessa cidade. Vocês fazem parte dessa história que está sendo construída, para que a cidade de Salvador tenha um sistema de transporte de qualidade e diferenciado”, frisou.

A diretora da unidade de Salvador, Catuiscia Sampaio, ressaltou o significado da assinatura do acordo para a qualificação destes profissionais. “Aqui é a casa do transporte, e estamos trabalhando para que todos vocês sejam, de fato, devidamente qualificados. Nosso objetivo é que vocês saiam daqui ainda mais capacitados e entendendo a importância de prestar, de forma adequada, um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo de Salvador”, destacou.

Curso – Os motoristas do novo modal já fazem parte do sistema e foram escolhidos criteriosamente pelas empresas, sendo destacados aqueles que apresentam o melhor desempenho em suas rotinas. Estes profissionais terão aulas de noções de saúde e segurança no trabalho, primeiros socorros, atualização da legislação de trânsito, e condução segura com prática simulada.

Além dos motoristas, bilheteiros e equipe de apoio que prestará informações aos usuários também participarão do curso, que envolverá aulas de primeiros socorros e técnicas de atendimento. As aulas tiveram início já na quarta-feira (31) e seguem até a próxima terça-feira (6). Ao todo, 130 profissionais participam da capacitação e receberão o certificado de conclusão.

BRT – O projeto de implantação do BRT de Salvador envolve melhorias na mobilidade e na infraestrutura em uma das regiões mais movimentadas da cidade, com investimentos em drenagem de vias e a implantação de soluções de trânsito que irão destravar da região entre a Lapa até o Iguatemi, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM. Na área do transporte público, o BRT será um avanço e representará mais qualidade de vida para quem anda de ônibus.

A primeira etapa será entregue na segunda quinzena de setembro, ligando a região do Shopping da Bahia à orla, passando pelo Itaigara e praça Nossa Senhora da Luz. O BRT vai atuar em áreas de grande densidade populacional, beneficiando diretamente moradores de localidades como Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, Vale das Muriçocas, Brotas, Engenho Velho da Federação, Candeal e Itaigara. O modal oferece mais conforto, segurança e agilidade no deslocamento, uma vez que o trajeto, que atualmente pode durar até 45 minutos, poderá ser realizado em aproximadamente 15 minutos.

Criado: 01 Setembro 2022