Prefeitura firma hoje parceria para recuperar Teatro Gregório de Matos

A Prefeitura de Salvador assina nesta segunda-feira (16) o termo para a recuperação do Teatro Gregório de Matos e a revitalização do seu entorno, com um investimento de R$2,5 milhões, em parceria com o Banco Itaú. O evento, que vai contar com a presença do prefeito ACM Neto, será realizado no Espaço Itaú – Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, às 16h.

Durante a cerimônia, serão apresentados os projetos de benfeitorias a serem realizadas no teatro, assim como no seu entorno. As obras, com inicio em outubro, serão acompanhadas pela Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), que gere o equipamento. A previsão é que em março o teatro seja entregue à população,

Segundo o secretario da pasta, Guilherme Bellintani, o Teatro Gregório de Matos será o marco para o programa de adoções através de parceria com o setor privado. “A nossa parceria com Itaú reforça a premissa, que não é a falta de recursos que vai nos impedir de concretizar os projetos. É preciso ser criativo. Tenho certeza que esse será o caminho para consolidar diversas ações em prol da cultura e do turismo da cidade”, destacou.

De acordo com presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a reabertura do Gregório de Matos, fechado há cinco anos, inicia um novo ciclo da cultura em Salvador. “A recuperação do teatro tem uma grande importância como equipamento público, assim como cultural, dada a história do lugar fundado em 1979. A cultura de Salvador vive um novo momento”, enfatizou.

A negociação para a adoção do Teatro Gregório de Matos foi realizada através de chamamento público no Diário Oficial do Município e avaliada por uma comissão composta por diversos órgãos municipais. As obras que serão realizadas no entorno, vão seguir as especificações e orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tendo em vista que o local é tombado.