Prefeitura fiscaliza cumprimento de medidas contra Covid-19 no fim de semana

A Prefeitura interditou quatro estabelecimentos comerciais entre a última sexta-feira (27) e o domingo (29), por desrespeitarem as medidas de enfrentamento à Covid-19 em Salvador. As ocorrências envolveram um bar em Ondina, um depósito de bebidas no Retiro e duas casas de eventos, uma na Boa Vista do Lobato e outra no bairro de Sete de Abril. As medidas resultam da força-tarefa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) que, no mesmo período, realizou 1.437 vistorias em 60 bairros da capital baiana, nas quais foram emitidas 29 notificações.

Já a Operação Sílere, realizada de forma integrada envolvendo a Sedur e as polícias Militar e Civil, com apoio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), recebeu 760 denúncias de poluição sonora, que motivaram 252 vistorias. Foram apreendidos equipamentos de som em 24 bairros. Barra, Pernambués, Pituba e Imbuí foram as localidades mais denunciadas.

A Operação Feira do Rolo, que integra a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, fez 12 apreensões de mercadorias de comércio irregular no último domingo (29), sendo cinco sacos com produtos diversos, uma mala contendo DVD’s, uma impressora danificada, duas colunas de louça para pia, um andador de bebê danificado, uma cadeira de bebê danificada e um banco pequeno de madeira.

A Semop e a GCM atuaram ainda neste fim de semana em operação conjunta no Porto da Barra para coibir o número excessivo de comerciantes informais. Não houve apreensão, apenas a organização dos comerciantes na área. Operações do mesmo tipo foram realizadas na Ilha de Bom Jesus dos Frades, em Itapuã e no Ogunjá, sempre com objetivo de ordenar o comércio informal e inibir irregularidades neste segmento.