Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura forma 22 profissionais da Osid em curso de Libras  

Na semana em que a lei que institui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) completa 20 anos, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) formou no idioma 22 profissionais do corpo docente do Hospital Irmã Dulce (Osid), nesta terça-feira (26).    

“A necessidade dos profissionais da área de saúde de aprender Libras é promover uma grande inclusão social e ao mesmo tempo salvar vidas”, destacou Luana Rodrigues, coordenadora de Projetos da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD) e que também atua na coordenação da Central de Libras.  

De acordo com o secretário Daniel Ribeiro, o objetivo da Sempre é “fazer com que servidores públicos e a sociedade civil se capacitem cada vez mais, para que sejam mais empáticos”.  

De acordo com o professor surdo Divanildo Oliveira, é grande o interesse dos alunos pela quebra da barreira de comunicação. “Quando chegavam as pessoas surdas, os funcionários não sabiam como atender ou se comunicar.  Estamos mudando essa realidade, promovendo a acessibilidade”, conclamou.    

Ane Caroline Souza, instrutora da Osid, era só elogios. “Trabalhamos com jovens com deficiência auditiva e esse curso proporcionou o desenvolvimento para atuar com nossos alunos, de forma muito dinâmica, com várias habilidades e novas didáticas”, concluiu.  

A segunda turma será concluída em julho próximo e somará mais 30 novos técnicos. Já o módulo avançado terá início em agosto deste ano. 

 
Skip to content