Prefeitura inaugura campo com grama sintética no Beco do Cirilo

Pouco antes de a bola começar a rolar na Copa do Mundo do Catar, moradores do Beco do Cirilo, no bairro da Caixa d’Água, ganharam um novo campo para partidas e torneios locais de futebol. O equipamento foi completamente recuperado e entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, na manhã deste domingo (20).

O campo costuma ser bastante utilizado pela comunidade e passou a ter grama sintética em substituição ao piso de barro que existia. Para isso, foi feito todo um serviço de base e sub-base que envolveu nivelamento do piso, colocação de brita graduada, manta e borrachinhas de amortecedores. Além disso, foram recuperados uma quadra poliesportiva e o vestiário. O investimento total foi de R$425 mil.

“Vejam o quanto uma obra como essa tem capacidade de ativar toda a comunidade. O esporte é uma ferramenta de inclusão capaz de afastar os jovens das drogas e da marginalidade, além de proporcionar saúde, disciplina, foco. Daqui serão revelados craques para o Brasil e mundo. Este é o 22º campo de grama sintética que estamos inaugurando em Salvador”, destacou o prefeito.

Durante a solenidade, o gestor municipal autorizou a requalificação de todos os passeios do Beco do Cirilo para melhoria da mobilidade dos pedestres. Ele também aproveitou a ocasião para experimentar a tradicional feijoada da região.

Mais de 570 espaços esportivos públicos municipais receberam ou passam por requalificação. “A constante entrega de campos e quadras em diversos locais de Salvador demonstra o compromisso da Prefeitura em promover as políticas públicas de esporte e lazer na capital baiana. Por isso, hoje, foi entregue mais um importante equipamento esportivo, com gramado sintético, para a população do bairro de Caixa d´Água. Esse espaço, além de propiciar atividades esportivas, se torna um local para fortalecimento de vínculos sociais e comunitários de pessoas de todas as idades”, destaca Daniel Ribeiro, secretário da Sempre.

Morador do Beco do Cirilo desde a infância, o técnico em telecomunicações Wilson Souza, 65 anos, ficou maravilhado com a reforma no equipamento. “Esse local é bastante visitado pelos moradores daqui da Caixa d’Água, Baixa de Quintas e Cidade Nova. Sempre aos finais de semana me reúno para bater o baba. Depois dessa obra o campo ficou uma beleza, é outro nível. A galera joga todos os dias, faça chuva ou faça sol. A comunidade também conta com uma escolinha de futebol que projeta muitas crianças no esporte”, afirmou.

Goleiro do time “Crocodilo”, um das diversas equipes formadas no bairro, o feirante Carlos Alberto Santos, 50 anos, estava ansioso para estrear o gramado e ressaltou a importância do espaço para a região. “Esse campo atrai muita gente e, consequentemente, o comércio vende mais. Quando tem campeonato não dá nem para passar carro na rua direito, por causa da multidão que se forma para assistir o torneio”, disse o morador.

Consciência Negra – A inauguração do novo campo do Beco do Cirilo também coincidiu com o Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20). O prefeito Bruno Reis lembrou de diversas iniciativas realizadas pela Prefeitura para uma cidade mais inclusiva e destacou a influência africana na formação do povo baiano.

“Temos feito um esforço grande para potencializar e mostrar a importância que a cultura afro tem nos nossos costumes, na nossa história e no nosso jeito de ser. Precisamos sempre ter a consciência de combater qualquer forma de discriminação”, salientou o chefe do Executivo municipal, lembrando que a gestão regulamentou o Estatuto da Igualdade Racial, entregou recentemente uma segunda casa para estudantes quilombolas de Ilha de Maré, além de dar continuidade a ações do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).

Criado: 20 Novembro 2022