Prefeitura inaugura novo Cras em Plataforma

Cerca de 85 mil moradores de Plataforma e adjacências são os mais novos beneficiados com uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), inaugurado pela Secretaria Municipal de Promoção Social (Semps) na quinta-feira (10). Esta é a 22ª unidade de atendimento em Salvador e a iniciativa ajudará a atender as 194 mil famílias de Salvador que recebem benefícios do governo federal, especialmente o Bolsa Família.

De acordo com o secretário da Semps, Mauricio Trindade, a unidade é a primeira a entrar em funcionamento, dentre as cinco novas que estão previstas para ser inauguradas ainda este ano. “O Ministério do Desenvolvimento Social estabelece que cada CRAS deve atender cinco mil famílias por ano. Em 2012, segundo relatórios do próprio ministério, as 21 unidades do CRAS de Salvador cumpriram apenas 38% da meta estabelecida pela União”, relata.

Ainda segundo Trindade, é necessária celeridade na instalação novas unidades para dar capilaridade à rede. “Temos que cumprir as metas e atender à população o mais próximo de suas residências, evitando deslocamentos e enfrentamento de longas filas”, pontua o secretário.

O CRAS funciona no prédio da Associação de Moradores de Plataforma (Ampla), localizada na Praça São Braz. Participaram da solenidade de inauguração a subsecretária da Semps, Tatiane Matos, a coordenadora da Coordenação de Proteção Social Básica (CPSB), Maria Lenice, representantes da associação de moradores do bairro e comunidade em geral.