Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inaugura primeiro Multicentro de Saúde

Na semana em que comemora 465 anos, Salvador ganha o primeiro Multicentro de Saúde, inaugurado pela Prefeitura no Vale das Pedrinhas, na tarde desta quarta-feira (26). Com investimento de cerca de R$1 milhão, a unidade de saúde – uma das 12 a ser entregues até 2016 – tem como propósito ofertar consultas médicas e multidisciplinares, bem como exames de laboratório e imagem, de modo organizado para o paciente da rede de atenção básica, garantindo assim a integralidade da assistência. A expectativa é de que sejam atendidos até 500 pacientes por dia.

No primeiro Multicentro serão ofertadas consultas médicas nas áreas de clínica médica, ginecologia, pediatria, cardiologia, mastologia, oftalmologia, urologia, angiologia, endocrinologia, dermatologia, gastroenterologia, hepatologia e hematologia. Além disso, a população também terá atendimento de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia clínica, ultrassonografia, coleta para exames laboratoriais e marcação de consultas e procedimentos. A estrutura conta com uma equipe de 105 profissionais, dos quais 24 médicos, e será administrada em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, o que possibilitará a referência de casos que precisem de atenção hospitalar (alta complexidade) e tratamento de doenças diagnosticadas para o Hospital Santa Isabel.

O prefeito ACM Neto comemorou a entrega do que considera um marco da administração atual. “É o primeiro deste porte que estamos entregando à cidade do Salvador. A Prefeitura vai gastar em média, com cada Multicentro, cerca de R$700 mil por mês para manutenção. Com isso, a gente vai avançar em um dos problemas mais sérios da saúde, que é dificuldade que as pessoas têm de acesso aos atendimentos especializados. A gente percebe longas filas se formarem nos postos de saúde, pessoas tentando marcar consulta e exame, e muitas vezes não consegue porque não existe uma rede pública estruturada der saúde. Agora, com o primeiro Multicentro, a gente começa a resolver esse problema”, afirmou.

O secretário da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, explicou que a população poderá tanto fazer nos Multicentros as consultas e exames mais demandados pelas unidades de Saúde da Família e postos de saúde. “O Multicentro complementa a atividade da atenção básica, oferecendo serviços como os de nutricionista, dermatologista e endocrinologista. As consultas serão previamente agendadas e monitoradas através de um call Center. Caso precise de uma intervenção maior, o Multicentro fará a marcação para outra unidade”, explicou. Ainda de acordo com o secretário, serão entregues mais quatro unidades este ano, localizados em Amaralina, Carlos Gomes (Centro), Brotas e Liberdade.

 

Skip to content